FRASE: Oração da Serenidade
Conceda-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade. Amém
PACIÊNCIA
Politica é uma ciência complicada e que tem que ter paciência, sabedoria, paciência, sabedoria…para tentar entender.
A política envolve todos os desafios que o ser humano pode enfrentar. Portanto, quem entra para o mundo político partidário (nada a ver com política doméstica, familiar), está sujeito também a traições, estelionato moral e a tudo que o submundo da imoralidade pode oferecer.
Quem não estiver preparado para isso. Fica em casa. Ou volta pra casa!
2017/2020
Os anais da Gazeta Bragantina registraram, depois da eleição de 2016, quando Jesus e Amauri levaram de bandeja a prefeitura, provavelmente pelo histórico político de Jesus e pela incompetência do PT que desgovernava Bragança, a seção ‘Tamo na Roça’ foi suspensa temporariamente até hoje. (A seção TAMO NA ROÇA contribuiu muito para mostrar aquele desgoverno do PT). A GB ponderou, diante da situação de cidade destruída pelo PT e aliados, e suspendeu a seção ‘TAMO NA ROÇA’, até porque a nova gestão (Jesus /Amauri) tinha o desafio de recuperar a cidade em quatro anos. E recuperaram muito. O que o PSDB e o PT destruíram em Bragança, e de Bragança, acredito que já estão 90 % recuperados.
202I/2023
Agora é hora de construir. A reconstrução da desgraça do PT/PSDB, ou vice-versa, avançou muito. Ninguém mais lembra do PT, nem do PSDB que supostamente contribuiu muito com os 21 votos derradeiros que deram a eleição para o candidato do PT, Fernão Dias em 2012. Hoje, o PSDB ocupa posição de gala no governo do DEM. Assim é a política.
A partir desta gestão, (2021/2024) Jesus/Amauri e até o deputado Edmir Chedid, acredito, não tem mais a quem culpar pelos supostos futuros erros, etc.
AJEITANDO 2022
Os governos Bolsonaro, Doria, e o todos os políticos deste pais “coronovárico”, estão preocupados com a eleição de 2022. Bragança é uma miniatura política do Brasil. Então daqui para a frente é ajeitar o gado para 2022. Ajeitar o gado que sobreviver ao corona, é claro!
GERALDO
O ex-governador Geraldo Alckmin (ainda no PSDB) está sendo assediado por prefeitos, ex-prefeitos e lideranças políticas de todo o estado de São Paulo, para se candidatar ao governo do estado em 2022.
Na quarta-feira, 13, o Dr. Geraldo (pra quem não sabe ele é médico) se reuniu com o ex-deputado Ramalho da Construção (PSD), seu amigo pessoal de longa data. Alckmin revelou que 457 líderes político, das 645 cidades do estado, pedem para que retorne à lida.
Alckmin está se dedicando a medicina. Dá aulas em faculdades de várias cidades, continua estudando, fazendo mestrado e graduação.
RESTOS A PAGAR
Todo fim de gestão de prefeito, sempre tem, administrativamente falando, restos a pagar. Restos a pagar é o que não deu para pagar até dia 31 de dezembro, quando encerra o mandato.
Os partidos e candidatos majoritários, tanto ganhadores como perdedores, sempre têm também o resto a pagar da campanha eleitoral. Esse é mais complicado. Mais complicado porque não é financeiro. Envolve, respeito, consideração, reconhecimento de parceria etc.
LIÇÃO DO HAFIZ
Na década de 1980, precisamente em 1983, José Lima era o prefeito. Hafiz Abi Chedid (pai de Jesus, Nabi e Antonina) era o presidente da Câmara. Eu era o assessor de imprensa do prefeito Zé de Lima e tive um desentendimento com ele, pedi demissão e sai irado do gabinete. A prefeitura era no pavimento superior do prédio da Câmara. A Câmara ocupa atualmente os dois pavimentos.
Na saída do prédio encontrei o “Seu” Hafiz que percebeu meu nervosismo e perguntou o que havia acontecido. Respondi “Seu” Hafiz, esse prefeito não reconhece nada que a gente faz.
O “Seu” Hafiz me levou para seu gabinete e ligou para o prefeito para saber o que tinha acontecido. Não sei o que conversaram. Mas ouvi o “Seu” Hafiz dizer: “ Zezinho (Zé de Lima) falando com seu sotaque libanês, Paulinho é companheiro; companheiro não se deixa no meio do caminho. ”
Foi uma das lições que aprendi com saudoso ex-prefeito, Hafiz Abi Chedid.
* Em 1982, (eu tinha 30 anos) fui candidato a vereador pelo PDS, partido do Zé de Lima e do “Seu” Hafiz, obtive 198 votos e perdi a vaga para o então chefe da Garagem Municipal, Jose Muniz Bueno que obteve 117 votos. Fui mais um número da matemática partidária-eleitoral manipulada estrategicamente para derrubar a quem não interessa.
REFLEXÃO; SALMO 1:1-6
1-Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
2-Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
3–Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
4-Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
5-Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
6-Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.