As obras realizadas em todo o entorno do Ribeirão Lavapés para combate e prevenção de enchentes foram aprovadas em seu primeiro teste na quarta-feira, 18, final de tarde, quando fortes chuvas atingiram Bragança.
O temporal serviu de parâmetro de avaliação do serviço realizado e as enchentes, comuns na Praça Chico Major, não ocorreram. Apenas um pequeno acúmulo de água em um pequeno trecho na confluência das ruas Cel. João leme e Dona Carolina.
Na manhã de quinta-feira, 19, os secretários municipais Aniz Abib Júnior (Serviços), Jota Malon (Especial de Gabinete), Dorival Francisco Bertin (Segurança e Defesa Civil) e André Monteiro (Obras), estiveram no local e fizeram uma avaliação como forma de buscar alternativas para sanar o problema deste acúmulo de água no trecho.
O que houve no local, segundo os secretários, foi um pequeno acúmulo decorrente de um índice pluviométrico atípico, de 52,4 mm/h, sendo que foi a primeira chuva de grande intensidade após as obras realizadas na área. Em 2018, uma chuva com índice semelhante, de 50 mm/h atingiu a região e as consequências foram muito mais drásticas, com o alagamento chegando a atingir mais de 1 metro de altura dentro de estabelecimentos nas proximidades, o que não houve desta vez.
Nas obras realizadas no Lavapés, para ampliar a canalização do córrego, foram implantadas 155 aduelas, e executados serviços como a implantação e manutenção de guias, sarjetas e bocas de lobo, o que propiciou o aumento da vazão de água.
FOTO |SECOM|