Bragança receberá recursos para mais um equipamento que visa fomentar o turismo, gerar renda, emprego e atrair visitantes, além de criar um espaço cheio de atrativos para a comunidade. Na quinta-feira (5) foi liberada verba do Dadetur 2023 (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos) no valor R$ 7.214.513,84, para o município construir a Praça da Música.
O prefeito Prof. Amauri Sodré participou do anúncio feito, juntamente com o deputado Edmir Chedid, em solenidade do Palácio dos Bandeirantes, que contou com a presença do Governador Tarcísio de Freitas e do secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, além deputados, prefeitos, vereadores, representantes de instituições financeiras e lideranças do setor turístico, entre outros.
“Os recursos do Dadetur representam uma importante parceria com o Governo do Estado, sempre com apoio do Deputado Edmir Chedid para que o município receba um montante expressivo. A Praça da Música será mais uma grande obra para fomentar nosso turismo e colaborar com o desenvolvimento de Bragança Paulista”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré na solenidade.

FOTO: SECOM
“A liberação dessa verba do Dadetur é uma reivindicação pela qual tenho trabalhado e que tem sido esperada pelos prefeitos, inclusive foi pauta de muitas das reuniões da Aprecesp. As cidades estâncias, como Bragança Paulista, receberão os recursos agora no final do ano, apresentando projetos que permitirão ampliar a oferta de empregos à comunidade, o que considero fundamental ao desenvolvimento dos municípios”, complementou Edmir Chedid.
Praça da música – O novo atrativo turístico e cultural faz parte do Parque Linear do Rio Jaguari, que se inicia na Estação Ferroviária do Curitibanos e está dividido em fases. Uma delas é a Marquise de Entrada e Praça da Música, que contará com um Centro de Apoio, restaurante, food truck, palco para shows e apresentações, além da Praça dos Instrumentos.
Nas demais fases, o Parque Linear receberá a Praça Radical, Praça do Relógio, Parque das Crianças, Escola Ecológica e Área para bote. A restauração da Estação Ferroviária do Curitibanos também faz parte do projeto.
A finalidade do Parque Linear é garantir a recuperação e a preservação ambiental da calha do rio Jaguari, a revegetação da Área de Preservação Permanente (APP) e, por meio dele, a oferta de um parque urbano como opção de lazer, educação e cultura. Ao todo, serão aproximadamente 4 quilômetros de extensão, margeando o principal rio do município.
Creditur-SP – O Governo do Estado lançou também na solenidade o CrediturSP, novo programa de incentivo ao crédito e investimento turístico paulista. A iniciativa oferece R$ 4 bilhões em recursos para desenvolvimento do turismo em todo o estado, além de serviços de consultoria e orientação.
Segundo informação do governo estadual, o turismo representa 10% do PIB paulista e 4% do PIB nacional. O CrediturSP deve impulsionar a atração de investimentos, diversificar a oferta de atrativos nos destinos turísticos e gerar novos empregos. O programa conta com a parceria de dez instituições financeiras que vão oferecer consultoria, orientação e linhas sob medida para cada modelo de negócio.
As taxas são a partir de 0,33% ao mês, com carência de até três anos e amortização de 36 a 120 meses. O crédito turístico vai beneficiar toda a cadeia produtiva do setor, do artesão a grandes grupos corporativos, incluindo os 52 setores relacionados ao turismo e também as gestões municipais. Para divulgar o programa, o Governo de São Paulo desenvolveu uma plataforma disponível no site www.turismo.sp.gov.br/onepage/creditur com informações sobre as linhas disponíveis e as condições.