“Em nenhum lugar aprendi tanto de mim e de meus semelhantes como em um campo de futebol.” (Jorge Valdano, campeão do mundo pela Argentina em 1986).
NÃO VAI
Ao que parece o Bragantino desistiu de negociar Juninho Capixaba com o futebol russo. A decisão teria partido da matriz da Red Bull, na Áustria, sob a alegação de que a Rússia se encontra em guerra. Seja qual for o motivo, a notícia pode não ter sido boa para o jogador, mas foi excelente para o Bragantino, que continuará com seu melhor jogador para o restante da temporada.
RETORNOS
E a semana parece ser mesmo de boas notícias, pois o técnico Pedro Caixinha terá amanhã, contra o Cruzeiro, os retornos de Lucas Evangelista, Jadsom Silva e Andrés Hurtado, o que deixa o elenco um pouco mais reforçado.
DUELO
A partida entre Cruzeiro e Bragantino ganhou contornos dramáticos para o time mineiro, que segue em queda livre no campeonato. Em outras circunstâncias, seria até mais fácil para o Massa Bruta, que tem um conjunto melhor. Com várias derrotas nas últimas rodadas e ainda por cima sem técnico, são ingredientes que complicam qualquer favoritismo do time bragantino. Nessas ocasiões quem está em dificuldades encontra forças para reagir. Mas também pode ser uma faca de dois gumes, e o Bragantino se aproveitar do mal momento da Raposa e voltar para casa com mais 3 pontos.
DECLINARAM
Dois técnicos, um da Série A, o português António Oliveira, do Cuiabá, e outro da Série B, Thiago Carpini, do Juventude, dentro da mais fina educação, recusaram dirigir o Cruzeiro. Que fase a do time mineiro! A torcida azul, no entanto, sonha com Cuca. Aquele mesmo que o Corinthians não quis.
COMO SEMPRE
E não é que o São Paulo fez uso de um ditado que nas últimas décadas sempre foi usado para explicar as derrotas do Botafogo do Rio? Isso mesmo! Na luta por uma vaga na semifinal da Sul-Americana, o tricolor do Morumbi ‘jogou como nunca e perdeu como sempre’. Inacreditável. E não foi nenhum jogador da base que perdeu o pênalti, foi James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014. Também como se dizia antigamente, “tem caveira de burro enterrada no Cícero Pompeu de Toledo”.
CLÁSSICOS
Final de semana com dois clássicos que remetem à briga nas primeiras colocações do Brasileiro. Hoje, às 21 horas, o líder Botafogo, que tem 11 pontos de vantagem para o Palmeiras, enfrenta o Flamengo no Engenhão. E amanhã, às 16 horas, o derby paulista entre Corinthians e Palmeiras, na Arena de Itaquera.
LIBERTADORES
Uma vez mais a final da Libertadores, que este ano será jogada no Maracanã, terá um time brasileiro. As semifinais vão reunir Palmeiras x Boca Juniors e Internacional x Fluminense. Nas últimas quatro edições Palmeiras e Flamengo ganharam duas vezes. Também a decisão da Sul-Americana terá um brasileiro, cuja vaga será disputada entre Corinthians x Fortaleza. O outro finalista sairá do confronto entre o equatoriano LDU e o argentino Defensa y Justicia.
HOJE
A disputa por uma das vagas na finalíssima do Campeonato Amador começa hoje, às 15h15, com o jogo entre Ferroviários x Nacional do Toró, no estádio municipal. Continua amanhã, 10 horas, com Tuiuti x Vila Aparecida. Os jogos de volta estão previstos para o outro final de semana. Se o favoritismo se confirmar, Vila e FAC decidem novamente o título, a exemplo do que ocorreu no ano passado.
MAIS DOIS
Assim que o Amador Série A chegar ao fim, outros dois certames com a chancela da Liga Bragantina de Futebol vão ter início: o Amador Série B e o Campeonato de Campo de Menores. Previsão para a segunda quinzena deste mês.