Os profissionais da área tecnológica de Bragança Paulista e entorno têm agora um local novo e gratuito para trabalhar, trocar experiências e criar conexões. Isso porque a Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos da Região Bragantina (AEAARB), em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), inauguraram, na segunda-feira (14/08), o primeiro coworking da cidade totalmente dedicado às Engenharias, Agronomia e Geociências.
O espaço faz parte de uma rede estadual que vem crescendo com o objetivo de chegar a cerca de 190 unidades para profissionais e estudantes – cinco delas já inauguradas, sendo em São Paulo (na Sede Angélica do Crea-SP), Adamantina, Catanduva, Piracicaba e, agora, Bragança Paulista. O projeto, encabeçado pelo Conselho, foi chamado de Rede CreaLab Coworkings e segue as principais tendências em inovação e empreendedorismo, estimulando os usuários a promover novos negócios durante o tempo em que usufruem da estrutura. “Estamos mudando as unidades que antes eram de prestação de serviços e atendimento em locais que podem ser usados todos os dias pelo engenheiro, o agrônomo, o geocientista, o tecnólogo e os universitários. Essa ideia, que nos fez repensar as parcerias do Conselho com as entidades de classe, veio para entregar mais valor para esses profissionais, promovendo a valorização e o aperfeiçoamento que eles precisam”, detalhou o presidente do Crea-SP, Vinicius Marchese.
O ambiente de Bragança Paulista fica na avenida Europa, 1.015, no bairro Jardim Europa, endereço da AEAARB. “É um marco da mudança que vem do Crea-SP e não existe nada como isso funcionando. Conhecemos referências, trocamos ideias com outros lugares, mas nada que fosse exclusivo da área tecnológica”, comentou o presidente da associação bragantina, Marcelo Perrone.
Trata-se de um amplo escritório com sofás, internet e café que convida quem chega a sentar, se inspirar e produzir. Há também duas salas de reuniões e uma de treinamento, que podem ser utilizadas em grupo. A associação, que agrega ainda arquitetos e urbanistas e dispõe de atividades para ambos os públicos, contou com a participação dos arquitetos na reforma que resultou no coworking, mostrando que é possível integrar diversas áreas.
A engenheira Melissa Membrive é inspetora do Crea-SP em Itu e fez uma viagem de cerca de 100 quilômetros para conhecer a iniciativa, buscando levar a experiência para a entidade de classe da qual faz parte, a Associação de Engenheiros e Arquitetos de Itu (AEA Itu). “É isso que estamos precisando, unir e ter de volta essa identidade para trazer novos profissionais e formandos para perto”.
É pensando no futuro das profissões, inclusive, que a rede do CreaLab Coworkings promove contato com a academia, mostrando aos professores e estudantes a importância de estar em contato com o mercado de trabalho e com quem já atua nele. O diretor da área de Exatas da Universidade São Francisco (USF), Paulo Eduardo Silveira, participou da inauguração e falou sobre isso: “É uma alegria para a universidade porque é um espaço que vai permitir que os estudantes, mesmo antes da graduação, já convivam com o ambiente profissional, algo muito importante para os nossos alunos durante o processo de formação”, destacou.
A unidade de Bragança Paulista do CreaLab Coworkings já está em funcionamento, de forma gratuita. Para utilizar, basta que o profissional ou aluno faça um agendamento prévio no site coworking.creasp.com.br, informando data e período escolhidos para reserva.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 89 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas