O absenteísmo às consultas médicas previamente agendadas é um problema que interfere com a efetividade do serviço no município. A Secretaria de Saúde registrou no mês de julho 23% de faltas em consultas médicas agendadas nas 29 unidades básicas de saúde. Em números absolutos, em julho foram agendadas 20.679 consultas médicas, em que houve 4.777 faltas.
A Secretária de Saúde, Marina de Oliveira, orienta que em caso de necessidade de faltar a uma consulta, o paciente deve cancelar o agendamento na respectiva unidade. “O cancelamento deve ser feito com 72 horas de antecedência, para permitir o agendamento de outros pacientes”, conclui.
Já para as consultas odontológicas, foram feitos 6.821 agendamentos, em que 2.068 pacientes faltaram, ou seja, prevalência de 30% de absenteísmo.
Os motivos para as faltas de usuários do SUS, seja em consultas e exames especializados, são diversos e afetam a continuidade da assistência e a resolutividade, pois contribuem para o aumento das filas de espera e das demandas por urgência em consequência dessas faltas.
A Secretaria de Saúde reforça que toda a população acima de 13 anos pode realizar o agendamento da consulta médica através do aplicativo é-Saúde Bragança Paulista, com a escolha do dia e horário. Além disso, a população pode utilizar o serviço de Telemedicina (UPA Virtual) de domingo a domingo, das 8h às 12h.