Após um longo e dispendioso processo, a Prefeitura de Bragança Paulista aprovou no início deste mês os relatórios EIV/RIV que viabilizaram o Loteamento Bela Manhã, localizado em área da fazenda do mesmo nome, na Zona Norte do município.
O empreendimento denominado Parque Bela Manhã, localizado no centro do loteamento, é revestido de grandiosidade impar na história do urbanismo local. São 180 mil metros quadrados (aproximadamente 5 alqueires) que envolvem lagos ,florestas ,equipamentos de lazer e recreação, incluindo 2 restaurantes, salão de festas para 1.800 pessoas, piscinas, toboágua, tirolesa, quiosques, campo de futebol, quadras poliesportivas, parquinho infantil, trilhas ecológicas na Mata Atlântica, pesqueiro, pedalinhos, pista de bike-cross e demais equipamentos de lazer ,esportes e recreação, além de reflorestamento com 10 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Segundo a empreendedora, R. Sperandio, a beleza do local é considerada impar porque o projeto foi inspirado turisticamente no Lago Negro da cidade de Gramado, Rio Grande do Sul.
MOBILIDADE URBANA
Um dos principais aspectos do empreendimento que refletirá diretamente na qualidade de vida da população é o novo sistema viário produzido em estudo para a Zona Norte. Um ponto especial está na ligação da Av. Atílio Menin com a Variante do Guaripocaba que aliviará o trânsito que se acumula na av. Alziro de Oliveira e compromete a mobilidade do Vale do Lavapés, entupindo e congestionando a Av. dos Imigrantes, etc.
Com a nova interligação – Águas Claras e o bairro do Toró, o acesso à avenida Norte/Sul será facilitado para o Lago do Taboão ou para a Variante do Guaripocaba até a rodovia Fernão Dias.
O novo sistema viário para a região (veja mapa) será fundamental para amenizar o fluxo de veículos no Vale do Lavapés, principalmente nos horários de pico.
CONTRAPARTIDA
O diferencial neste relatório é a exigência de contrapartida na doação da área que abrigará o futuro Parque Bela Manhã e uma área lindeira à Avenida Atílio Menin que permitirá o alargamento da via nos moldes previstos no Plano Diretor. “O Parque Bela Manhã é um legado duradouro para a cidade que contribuirá para a qualidade de vida das gerações presentes e futuras, fortalecendo a identidade da nossa cidade e promovendo a sustentabilidade em todas as suas dimensões. A cidade ganha a oportunidade de ter na Zona Norte mais uma área de lazer semelhante ao Lago do Taboão”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.
“As medidas mitigadoras e de contrapartida buscam equilibrar os impactos proporcionados pela implantação de um empreendimento. Nesse sentido, se faz necessária uma análise sistêmica e urbanística que não se restringe à condição atual, mas sim de uma visão de longo prazo que considere as diversas possibilidades de urbanização e de ocupação do solo e esta, definitivamente, não é uma análise trivial. Estamos bastante contentes com a possibilidade de contribuir de forma bastante efetiva com as obras que contribuirão com essa visão de futuro para a região. A Prefeitura tem sido bastante exigente nesse sentido, mas entendemos que os benefícios gerados a longo prazo, certamente superam os investimentos que serão necessários. Ganha a municipalidade, que poderá contar com uma rede de infraestrutura bem executada, adequada às projeções futuras de desenvolvimento, ganham os moradores da região com a implantação de um parque oferecendo uma nova experiência socioambiental e ganha a iniciativa privada que poderá, certamente, oferecer um produto diferenciado”, ressaltou o Arquiteto Júlio Pedro Sperandio, Diretor de Projetos da Bela Manhã Empreendimentos Imobiliários.