A briga pela vaga direta na próxima fase da Copa Sul-Americana continua acirrada entre Bragantino e Estudientes de La Plata. Nos jogos que abriram o returno, o time argentino goleou o Tacury do Paraguai por 4 x 0, em Assunção, e o Massa Bruta também aplicou um 4 x 0 no Oriente Petrolero, na Bolívia.
Com a mesma pontuação, o time de Bragança está na frente pelo saldo de gols. E ambos praticamente vão decidir a vaga no próximo dia 7 de junho, em La Plata. Quem vencer avança de fase, já que na última rodada ambos recebem seus fracos adversários em suas respectivas casas.
No jogo diante do Petrolero o Bragantino fez a parte que lhe cabia, diante de uma equipe ruim em todos os sentidos. Mas sofreu bastante nos primeiros 15 minutos, com um futebol desencontrado, sem foco, meio-campo sem conseguir criar e a defesa despachando a bola como podia. A partir do 16º minuto, no entanto, encontrou seu melhor futebol, criou algumas oportunidades e abriu o marcador aos 20 minutos, com Eduardo Sasha, depois de uma assistência do zagueiro Luan Patrick. Com a vantagem, o time se soltou, imprimiu maior velocidade em suas ações ofensivas e Bruninho, aos 29 minutos, marcou um golaço (e acabou lesionado), aumentando a vantagem do time de Pedro Caixinha.
Etapa final – No segundo tempo a superioridade do Braga foi ainda mais flagrante, nada permitindo aos bolivianos, que não conseguiam sair do seu campo de defesa. Nesse intervalo de tempo, muitas oportunidades foram perdidas e os jogadores sabiam da necessidade de ampliar o placar, já sabedores do resultado do Estudientes.
Com maior pressão ofensiva, Lucas Evangelista ampliou aos 77’ e Thiago Borbas, com seu oportunismo de sempre, fechou a conta em 4 x 0 aos 81 minutos.
A goleada não escondeu alguns problemas do time, principalmente na etapa inicial. O técnico Caixinha, que reconheceu isso, precisa cobrar mais os jogadores.
ATUAÇÕES
Cleiton: Apenas uma defesa mais difícil e, na maior parte do tempo, mero espectador. Nota 6,5.
Andrés Hurtado: Foi até bem ofensivamente, mas na marcação continua falhando, ainda que o adversário atacasse pouco. Nota 6,0.
Léo Realpe: Boa partida, conseguiu antecipar as jogadas e cobriu bem as laterais. Nota 7,0.
Luan Patrick: Uma atuação acima da média, com direito a assistência no primeiro gol. Firme na marcação. Nota 7,5.
Juninho Capixaba: Buscou apoiar o ataque e defensivamente esteve no mesmo patamar de seus companheiros. Nota 7,0.
Jadson Silva: Nos primeiros 15 minutos esteve completamente perdido em campo, sem encontrar espaços. Melhorou depois, e acabou substituído. Nota 6,0.
Matheus Fernandes: Entrou no segundo tempo, organizou melhor as ações de meio-campo. Nota 6,5.
Lucas Evangelista: Como os demais, só se encontrou depois dos 15 minutos iniciais. Depois foi dono do setor e ainda foi às redes. Nota 7,5.
Bruninho: Um gol de craque, boa movimentação, deslocações constantes, mas acabou lesionado. Nota 8,0.
Eric Ramires: Mais defensivo que Bruninho, não encontrou dificuldades na marcação e na ajuda ao ataque. Nota 7,0.
Helinho: Fez um bom primeiro tempo, levando perigo nas conclusões que tentou. Acabou substituído. Nota 6,5.
Sorriso: Entrou no segundo tempo e pouco acrescentou ao time. Nota 6,0.
Eduardo Sasha: Faro de artilheiro, presente em todos os setores de ataque e quase marca mais um. Nota 8,5.
Thiago Borbas: Seu oportunismo, mesmo quando só entra na etapa final, é elogiável. Marcou o gol que fechou o placar. Nota 8,0.
Vitinho: Correu bastante, foi agressivo, mas se o time dependesse das suas finalizações, não venceria. Teve 3 grandes oportunidades e concluiu mal. Nota 6,5.
Henry Mosquera: É rápido, envolvente, mas precisa levantar a cabeça na hora de fazer cruzamentos para a área. Nota 6,0.
Pedro Caixinha: Não teve muito o que pensar ou mudar diante da fragilidade do adversário. Nota 6,5.
ORIENTE PETROLERO 0 x 4 BRAGANTINO
Copa Sul-Americana 2023 – Grupo C – 4ª Rodada
Local: Estádio Ramón Aguilera Costas, Santa Cruz de la Sierra (Bolívia)
Data: 25 de maio de 2023 (quinta-feira, 21 horas)
Árbitro: Bismark Santiago (COL) – Assistentes: David Nicolas Fuentes (COL) e Mary Blanco (COL) – Árbitro de vídeo: Leonard Mosquera (COL)
Público: não divulgado
Cartões amarelos: Luan Patrick (Bragantino)
Gols: Eduardo Sasha aos 20’, Bruninho aos 29’, Lucas Evangelista aos 77’ e Thiago Borbas aos 81’ (Bragantino)
ORIENTE PETROLERO: Quinonez; Mercado, Soleto ( Hector Sánchez), Sebástian Álvarez (Zeballos), Villalba e Ayrton Paz (Guzmán); Daniel Rojas,
Júnior Sánchez e Cristian Álvarez; Villagra e Freddy Rocca (Árabe). Técnico: Ángel Guillermo Hoyos.
BRAGANTINO: Cleiton; Andrés Hurtado, Luan Patrick, Léo Realpe e Juninho Capixaba; Jadsom Silva (Matheus Fernandes), Lucas Evangelista e Bruninho (Eric Ramires); Helinho (Sorriso), Eduardo Sasha (Thiago Borbas) e Vitinho (Henry Mosquera). Técnico: Pedro Caixinha.