“O difícil, o extraordinário, não é fazer mil gols, como Pelé. É fazer um gol como Pelé.” (Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro)
PASSOU
Mesmo jogando mal, mais uma vez, o Bragantino conseguiu avançar na Copa do Brasil, ao empatar com o Bahia de Feira, no meio de semana. Partida dura, de assistir, mas valeu pela classificação e pelos R$ 3,1 milhões na conta do clube. O próximo adversário será o Ypiranga, de Erechim (RS), partida que vai acontecer na cidade gaúcha, na Arena Colosso da Lagoa, que tem capacidade para 22 mil pessoas. A data, a princípio, é dia 8, quarta-feira, em horário ainda não definido. Falta confirmação da CBF.
NÃO PASSARAM
Várias outras equipes consideradas favoritas ficaram pelo caminho já na largada da Copa Brasil. Um vexame e tanto. A consequência foi a demissão em massa de treinadores. Anteontem, em Aracaju, o árbitro de Sergipe e Botafogo-RJ só apitou o fim da partida quando o time carioca empatou. E o pau comeu solto. O técnico do Fogão, Luís Castro, disse que seu time não merecia a classificação. Sinceridade é tudo.
PASSARAM
Como esperado, em que pese as dificuldades nos jogos de ida, Atlético-MG e Fortaleza golearam na volta e avançaram para a última fase da Pré-Libertadores. Mais dois jogos os separam da fase de grupos.
AMANHÃ
O Paulistão define amanhã os classificados para a próxima fase e as duas agremiações que serão rebaixadas para a Série A2. Falta conhecer os ocupantes das duas últimas vagas das quartas de final, cuja briga reúne São Bento, Ituano e Ferroviária, no Grupo C, e Botafogo e Santos no Grupo A. Curiosamente, os três também brigam para não cair. A Portuguesa de Desportos precisa de um milagre para permanecer. Também serão definidos os mandantes dos confrontos entre Palmeiras e São Bernardo, e São Paulo e Água Santa. Por outro lado, já está certo que Bragantino e Corinthians jogam em casa.
SOROCABA
O São Bento, que está no imbróglio entre se classificar ou ser rebaixado, é o adversário do Braga amanhã, às 16 horas, em Sorocaba. O time de Bragança, há dez anos, levou uma surra de deixar vergão, ao ser goleado por 9 x 2. O resultado segue entalado na garganta do clube. Mas certamente não será amanhã que um placar dilatado irá se registrar.
ENROSCOU
Depois de um bom começo, o Bragantino II parece que esqueceu o caminho das vitórias. Não venceu os últimos três jogos e, de vice-líder, desabou para a 10ª posição. Hoje pega o difícil EC São Bernardo, às 16 horas, no Nabizão e, se não vencer, dificilmente conseguirá ficar entre os 8 que avançam de etapa. A equipe já mostrou pelo menos três excelentes jogadores, que podem ser aproveitados na equipe profissional.
DERROTA
O Sub-20, que fez boa participação na Copinha SP, não começou bem o Brasileirão da categoria. Perdeu para o América-MG por 1 x 0. Resultado pode até ser considerado normal. Na próxima quinta-feira (9), recebe o Cuiabá no Centro de Jarinu e aí sim, a vitória se impõe.
VAI COMEÇAR
Em comemoração aos 70 anos de fundação da Liga Bragantina de Futebol, será disputada a Copa Bragança 2023, que aqui adotaremos a nomenclatura de Copa da Liga. As 12 partidas já foram definidas pela entidade e conta com a participação de várias equipes da Primeira Divisão do futebol amador: Ferroviários, Vila Aparecida e Santa Luzia, entre outros. A largada será no próximo domingo (12), com jogos em dois horários: 13h45 e 15h45. Na segunda-feira a GB trará uma reportagem completa sobre a competição.