A Secretaria Municipal de Saúde informou que ainda há 10.861 pessoas que não receberam a 2ª dose da vacina contra a Covid. Esse número aumenta quando se trata da 3ª e 4ª doses, são 37.245 sem a 3ª dose e 30.695 sem a 4ª. Há ainda o grupo prioritário que precisa da 5ª dose, entre eles, 613 pessoas ainda não receberam o reforço.
Diante deste quadro, a Prefeitura disponibilizou o Vacina Móvel para que a imunização chegue a todos, mas, desde seu início no mês passado apenas 449 vacinas foram aplicadas, ficando bem aquém da meta. O veículo já esteve na zona norte da cidade e esta semana estará nos dias 06, 07 e 08 (segunda, terça e quarta) atendendo a população da região do Toró e Guaripocaba dos Souzas, próximo ao mercado Leão de Judá. Ian dana próxima semana o carro estará nos dias 9 e 10 (quinta e sexta) no Mercado Municipal no Centro da cidade. O atendimento é feito das 8h às 16h apenas com o imunizante Pfizer.
Quadro epidemiológico – Nesta semana a Pasta divulgou o boletim da Covid no município. Até dia 1 de fevereiro foram registrados 55.371 casos confirmados e 646 óbitos. Com a crescente de casos nos últimos meses, a orientação é que a população se vacine para que não haja sobrecarga no sistema de saúde. Os casos em sua grande maioria agora se apresentam de forma leve, mas ainda há os graves. No primeiro mês de 2023 foram registrados 3 óbitos em decorrência da Covid-19.
Além do Vacina Móvel, os imunizantes estão disponíveis nos 29 postos de saúde espalhados pela cidade sendo que 6 deles funcionam até às 21h, sendo eles nos bairros Águas Claras, Planejada 1, Planejada 2, Vila Davi, Santa Luzia e Vila Aparecida.