O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) disponibilizou o “Disque Censo”, pelo número “137”. A ligação é gratuita e estará disponível até o final do mês de janeiro de 2023. O horário de funcionamento é de segunda a domingo, das 8h às 21h30. O órgão disponibilizou este meio de agendamento para quem ainda não foi contatado presencialmente, e agora pode solicitar a visita de um recenseador e agendar a entrevista.
A importância do CENSO – A pesquisa do Censo 2023, allém de contar as pessoas, traz informações sobre características das famílias, migrações, religião, saúde, características étnicas e raciais, deficiências físicas, natalidade, renda, trabalho, condições de moradia e deslocamento das pessoas para estudar ou trabalhar.. Entre os censos, a principal fonte de informações sobre educação, pobreza e condições de vida da população é a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNAD) que se realiza ao longo do ano, entrevistando cerca de 400 mil pessoas. É uma amostra excelente, mas os resultados dependem das informações sobre a população como um todo (do “universo”, como dizem os estatísticos) e a última vez esta informação foi coletada foi em 2010. De lá para cá, muitas pessoas nasceram, morreram, tiveram filhos, se casaram, divorciaram, mudaram de uma cidade para outra, ficaram mais educadas, trocaram de emprego. O IBGE estima, cada ano, como a população cresceu e se multiplicou, mas, à medida que o tempo passa, esta informação vai ficando menos confiável. Além disto, a amostra da PNAD dá informações sobre estados e áreas metropolitanas, mas não sobre cada uma das localidades do país, o que só Censo faz.
É a partir dos dados do Censo que o governo federal distribui os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios (161 bilhões de reais em 2020), e o Supremo Tribunal Eleitoral determina quantos deputados cada Estado deve ter. É a partir destes dados que se pode estimar o número de pessoas que dependem do bolsa família em cada localidade, e quanto os Estados e municípios precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias. É a partir dos dados do Censo que as se fazem as pesquisas de mercado, de opinião pública e eleitoral, e são eles que permitem que uma empresa decida onde vai abrir uma loja ou instalar uma fábrica, conforme o número de pessoas, suas idades e níveis de renda da população local. Sem o Censo, a confiabilidade destas informações é cada vez menor, e a imagem que temos de nós mesmos se torna cada vez mais embaçada. Finalmente, ter ou não um Censo atualizado afeta diretamente a credibilidade do país, o que influencia a decisão de investidores de trazer ou não seus recursos para cá.
Dados prévios em Bragança Paulista – De acordo com a prévia divulgada em 28 de dezembro de 2022, com base nos dados coletados até o dia 25 de dezembro, Bragança Paulista chegou a 181.556 habitantes. O último Censo realizado em 2010, apontava uma população de 146.744 pessoas, ou seja, houve um aumento de 23,72%, até o momento.