Lançado em 2020, em meio a pandemia da covid-19, o Projeto Minha Primeira Biblioteca tem como objetivo aprimorar o hábito da leitura dos alunos da rede municipal de ensino. O projeto composto por sacolas personalizadas contém quatro livros de leitura, e este ano atinge a marca de 129.016 livros distribuídos, desde seu início, num investimento que ultrapassa R$ 5,09 milhões de reais.
Segundo a prefeitura, em sua primeira edição do projeto distribuiu mais de 30 mil livros para cerca de 12 mil alunos da educação básica – Infantil IV, V e Ensino Fundamental, já na edição de 2021 foram distribuídos 53.600 livros, e neste ano em sua 3ª edição foram distribuídos 45.416 livros
Na semana passada para garantir a manutenção do projeto pelos próximos dois anos, a Prefeitura realizou o Pregão Eletrônico para aquisição dos kits paradidáticos. Conforme anunciado pela Administração Municipal, quatro empresas participaram do certame, vencendo as editoras Terra do Saber e Ilustrada, com o valor de R$ 2.343.094,90.
“Um dos grandes desafios dos professores da educação básica é ensinar a leitura para os alunos, mas ensinar não só a decifrar códigos, mas sim a ter o hábito de ler. Seja o prazer, seja para estudar ou para se informar, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação”, explicou o Secretário Municipal de Educação em Exercício, Sérgio Fagundes.
Serão adquiridos mais de 28 mil livros para alunos da educação básica – Infantil IV e V e Ensino Fundamental.