A doação de sangue pode salvar a vida de diversas pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade. Para alertar a população sobre a importância de doar sangue, a Prefeitura, através do Fundo Social de Solidariedade, segue com à Campanha Sangue Solidário.
Lançada em outubro de 2021, foi realizada durante os dias 18 daquele mês e 30 de novembro. Naquela oportunidade o Hemonúcleo Regional do Hospital da Universidade São Francisco na Providência de Deus registrava queda no estoque de sangue, por conta da pandemia.
Agora, a pedido do Hemonúcleo Regional do HUSF, a Prefeitura dará continuidade à Campanha Sangue Solidário, que ocorrerá entre os dias 7 de fevereiro e 11 de março. O hemocentro tem se preparado para receber os doadores regulares e aqueles que o farão pela primeira vez, reforçando medidas de segurança, de higiene e de distanciamento para que possam concluir a doação com tranquilidade.
Os interessados devem entrar em contato com o Hemonúcleo Regional do HUSF, pelo telefone (11) 2490-1240 e agendar a doação previamente.
Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de 18 anos têm que ter autorização dos responsáveis legais; não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas, pesar no mínimo 50kg e estar em boas condições de saúde.
A pessoa doará no máximo 450 ml de sangue, e essa doação poderá salvar a vida de até três pessoas. O doador é informado que em vinte e quatro horas, o organismo já repõe a quantidade de sangue que foi retirada na doação.
Covid-19 – Pessoas candidatas à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de covid-19 e que apresentaram doença sintomática, mesmo nos casos leves/moderados, ou que apresentaram um teste diagnóstico para SARS-CoV-2 (por exemplo, teste PCR ou pesquisa de antígenos em swab de nasofaringe) positivo, mas permanecem assintomáticas, deverão ser consideradas inaptas por um período de 10 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem manifestações clínicas prolongadas que contraindicam a doação).
Pessoas que tiveram contato próximo a um caso confirmado de covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, conforme definição do Ministério da Saúde, nos últimos 10 dias, com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de covid-19, deverão ser consideradas inaptas pelo período de 7 dias após o último contato com essas pessoas.
Por fim, pessoas candidatas à doação de sangue que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 também serão consideradas inaptas pelo período que durar o isolamento, conforme definição do Ministério da Saúde.