A Secretaria de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação realizou na quarta-feira (30) reunião com representantes do IFSP (Instituto Federal de São Paulo), para tratar da parceria que irá implantar o CBTI (Centro Bragantino de Tecnologia e Inovação) e do Núcleo de Incubadoras.
Participaram da reunião, representando a Prefeitura, a secretária de Governo, Camilla Gallucci Tomaselli, e representando o IFSP, o diretor geral João Moro; o coordenador de Lab Maker do IFSP, Vitor Garcia; e o diretor de articulação e inteligência e diretor do Núcleo de Incubadora do IFSP, Eder Sacconi.
Um edital será lançado em agosto, visando a concessão de espaços e ocupação de vagas no Núcleo de Incubadoras. Em setembro deve acontecer a seleção e em outubro o início da ocupação.
No CBTI devem ser implantados um Lab Maker, laboratório de informática, salas de aula, biblioteca de informática e a sede de um laboratório de pesquisas smart citie. As demais salas seriam oferecidas a interessados para serem os incubadores, formando o Núcleo.
“Bragança Paulista terá o único Núcleo de Incubadoras do Brasil com o tamanho e a proporção desse porte. É um grande avanço, especialmente no incentivo ao desenvolvimento tecnológico e à inovação”, destaca Camilla.
Na parceria, a Prefeitura indicará um nome para compor o Conselho Gestor do Núcleo Incubador e dois representantes para o CBTI.
O projeto será implantado no bairro da Penha, no antigo prédio do Instituto Federal, com espaços compartilhados, que poderão ser utilizados por todas as empresas de tecnologia e informação, pelo município e pelo Instituto.
Entre os objetivos, está a criação de startups e transformar o município em uma referência no setor de tecnologia e informática. A Administração espera atrair empresas da região que buscam evoluir tecnologicamente, além de oferecer oportunidade para estudantes desenvolverem projetos e melhorias de inovações. O espaço permitirá alavancar o desenvolvimento econômico da cidade.