Após aprovação na Câmara Municipal, o prefeito Jesus Chedid promulgou a Lei 4736, de autoria do vereador Moufid Doher que institui o Programa de Transito Faixa Viva, que tem como principal objetivo o caráter continuo e permanente de fomentar a educação no trânsito.
A Lei que já está em vigor, e que ainda deve ser regulamentada, diz que entre os principais objetivos está a mudança de comportamento e hábito dos motoristas, motociclistas e pedestres através da conscientização das preferências dos pedestres e dos motoristas nas faixas de travessias onde não há semáforos. A Lei deve obedecer o que determina o Código de Trânsito Brasileiro que diz que os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica. O Programa de Trânsito Faixa Viva ainda visa promover a educação, harmonia e respeito entre motoristas e pedestres, informar sobre a aplicação das multas para ambos que não respeitarem a faixa para a travessia de vias e a sinalização do semáforo.
Para a concretização dos objetivos do Programa, o Poder Público Municipal poderá celebrar convênios ou parcerias com a Policia Militar, Conselhos Comunitários de Segurança Pública, Associações de bairros, entre outras entidades.
Segurança no trânsito – Desde o final de junho, para aumentar a segurança e respeito no trânsito, os radares de fiscalização eletrônica voltaram a funcionar nas ruas da cidade. Os equipamentos, além de fiscalizar a velocidade acima do permitido, também registra avanço de semáforo e parada sobre a faixa de pedestres
O excesso de velocidade, uso de celular ao volante e a condução de veículo sob efeito de álcool, são as principais causas de acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais no país.
Os equipamentos que já estão em funcionamento estão nos cruzamentos das Avenida Dr. José Adriano Marrey Jr. x Alameda XV de Dezembro (Prox. Posto de Monta), Avenida José Gomes da Rocha Leal x Travessa Riachuelo (Centro), na Alameda XV de Dezembro x Avenida Francisco Samuel Luchesi Filho (Penha), na Avenida Antônio Pires Pimentel x Rua Liberdade (Centro), entre a Avenida dos Imigrantes x Rua Jorge Abraão Judar (altura do Posto Tasca) e na Avenida Tancredo de Almeida Neves x Rua Mauro de Próspero (Norte-Sul).
Também já estão em funcionamento os radares de restrição de veículos pesados da Avenida Alberto Diniz, Avenida dos Imigrantes e Avenida Dom Pedro I, assim como a fiscalização de velocidade na Avenida Alberto Diniz, avanço de sinal e parada sobre a faixa de pedestres no cruzamento da Avenida Antônio Pires Pimentel x Rua Professor Luiz Nardy (Centro), da Rua João Franco x Gentil Franco (Cruzeiro), nas Avenidas Minas Gerais x Lindóia (Matadouro) e entre a Travessa Tamoios x Rua Dr. Freitas (Matadouro).
Foto: Arquivo/GB