As obras emergências iniciadas em janeiro após desbarrancamento parcial da via e constatação de falência na estrutura da rotatória da Praça Chico Major, estão chegando ao fim. Declarada situação de emergência após decreto municipal que foi prorrogado por mais 60 dias essa semana, o que permite a execução dos trabalhos de forma rápida sem a comum burocracia.
Desde o início a administração fiscaliza e acompanha o andamento dos trabalhos realizados, também por funcionários da secretaria municipal de Serviços. Essa semana o vice-prefeito, Amauri Sodré, acompanhado do deputado estadual Edmir Chedid, esteve no local para ver os trabalhos desenvolvidos até o momento. “Hoje vemos a estrutura como está ficando. Pedimos aos munícipes que tenham mais um pouco de paciência, pois é uma obra complicada, as condições climáticas do início do ano atrapalharam muito a obra, mas logo estará pronta e entregue a população novamente”, falou Sodré.
“É realmente uma obra de grande dimensão, que foi negligenciada nos últimos anos. Pensando na conclusão dessa obra emergencial, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana contratou uma empresa especializada em projetos para modificar todo o viário da região e dar mais fluidez e vazão ao trânsito nesse trecho da cidade. Devo cumprimentar a Administração Municipal, que constantemente tem cobrado recursos para dar seguimento às melhorias na cidade”, declarou o deputado.
As obras estão quase concluídas, todas as aduelas foram instaladas, concedendo uma nova vazão ao Ribeirão Lavapés e consequentemente contribuindo para a eliminação das enchentes no local. “É uma obra detalhista e complexa, conforme fomos desobstruindo o local e retirando as sedimentações foram aparecendo alguns obstáculos como superfícies rochosas, que precisaram ser retiradas. Tudo isso demandou um prazo maior para execução, mas conseguimos contornar. Os trabalhos estão em fase final e em breve a obra será concluída”, disse o engenheiro responsável Benedito Carvalho Junior.
Após a recuperação da área, devem ser iniciados os trabalhos que trarão uma nova configuração viária a região do Lavapés. Como já divulgado, entre as mudanças está o alargamento de um trecho da Rua Dona Carolina, que passará a ter três faixas em um único sentido de circulação, ligando a via até a Avenida dos Imigrantes, a rotatória da altura da Casa Verde será realocada e terá uma nova dimensão, que segundo a secretaria de Mobilidade Urbana favorecerá o fluxo viário e diminuindo focos de congestionamento.
FOTOS: SECOM