Até o próximo dia 13 de março, todas as unidades de saúde de Bragança participarão da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo, que teve início segunda-feira, 10. A dose aplicada é a tríplice viral, que protege contra caxumba, sarampo e rubéola, que continua disponível em qualquer unidade de saúde.
O público-alvo é formado por crianças e jovens de 5 a 19 anos que não tenham comprovante ou que estejam com a caderneta de vacinação incompleta. Para isso, um profissional qualificado irá avaliar a necessidade.
O Dia D está marcado para este sábado, das 8 às 17 horas, inclusive na unidade do bairro da Água Comprida. O objetivo da ação nacional é verificar as cadernetas de vacinação de crianças e jovens, público-alvo da campanha. A vacina será aplicada nos casos de atraso na cobertura, por isso é imprescindível a apresentação da caderneta, documento obrigatório para que as informações possam ser atualizadas. Neste ano, até o momento, Bragança não registrou casos de sarampo, porém no ano passado foram 22. A transmissão do sarampo ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de tosse, coriza ou conjuntivite.