A Prefeitura realizou na manhã de terça-feira, 3, capacitação com enfermeiros da Unidade de Pronto Atendimento Vila Davi para ofertar o método de prevenção à infecção pelo vírus HIV, a Profilaxia Pós-Exposição – PEP, apenas em situações consideradas de risco.
A enfermeira e coordenadora do Programa Municipal IST, HIV/AIDS e Hepatites Virais, Mariana Quilici, disse que a Profilaxia Pós-Exposição – PEP é uma medida de prevenção de urgência à infecção pelo HIV, Hepatite Viral e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis – IST’s. “A PEP consiste no uso de medicamentos antirretrovirais para reduzir o risco de infecção em situações de risco como violência sexual, relação sexual sem o uso de preservativos ou com seu rompimento, além de acidente ocupacional com instrumentos perfurocortantes ou contato direto com material biológico”, concluiu.
A medicação é ofertada nas Unidades de Pronto Atendimento Bom Jesus e Vila Davi. Bragança tem o total de 707 casos acumulados de AIDS do início da epidemia até dezembro de 2018, sendo prevalentes em homens heterossexuais, onde a faixa etária tem oscilado, sendo desde jovens até 59 anos.
O Programa Municipal realiza trabalhos de prevenção com as populações chaves: profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, trans, usuários de drogas e pessoas em privação de liberdade. Além dessas populações, existem as prioritárias, aquelas em maior vulnerabilidade para adquirir o HIV: população negra, jovens, pessoas em situação de rua e a população geral.
Esses grupos (chave e prioritário) são atendidos através de projetos como Bela da Tarde, Transportando Saúde, Prevenção em Duas Rodas, Abordagem em Pessoas em Situação de Rua e “Galera, Se Liga!”.