Ação realizada na tarde de segunda-feira (15) pela Delegacia de Investigação Sobre Entorpecentes – DISE, terminou com a prisão de três homens de 20, 21 e 22 anos, na rua Boa Vontade, no centro da cidade. A ação foi desencadeada após vasto trabalho investigativo dos tiras da DISE sob a batuta do delegado Dr. José Glauco Silveira Lobo Ferreira, e contou com o apoio operacional de investigadores da Delegacia de Investigações Gerais – DIG, e de Guardas Civis Municipais do patrulhamento e do Canil. Ao todo foram apreendidas 169 porções de drogas, sendo 145 de crack, uma porção maior da mesma droga de aproximadamente 16 gramas, 22 buchas de maconha e uma porção maior de maconha pesando 116 gramas.
A investigação – Diversas denúncias anônimas levaram a ciência da Especializada que diversos indivíduos estariam traficando na rua Boa Vontade, que fica no centro da cidade, entre a avenida dos Imigrantes, proximidades do Fórum e Ordem dos Advogados do Brasil, e Avenida José Gomes da Rocha Leal, perto da antiga padaria Estância. Prontamente as equipes foram a campo e comprovaram as denúncias, iniciando um amplo trabalho de apuração dos fatos. Foram feitos trabalhos de campo e acompanhamento do local por algum tempo, além de todo o trabalho de inteligência.
Após os tiras conseguirem provas suficientes de que o local era um próspero ponto de tráfico de drogas, o delegado da Especializada, Dr. Glauco, solicitou mandado de busca e apreensão para duas residências identificadas pelos investigadores.
O “estouro” – Com o pedido em mãos, as equipe da DISE, DIG, GCM e Canil da GCM se posicionaram estrategicamente para dar o “bote” e evitar fugas. Após um tempo de observação, as equipes foram até a rua onde detiveram quatro pessoas, dois deles moradores das residências alvo dos mandados. Na primeira residência, pertencente a Kawam Keoma Grandi, de 22 anos, os policiais encontraram uma porção de 116 gramas de maconha e 52 pedras de crack, pesando 52 gramas. Na outra residência nada foi encontrado e o suspeito foi liberado.
Dentre os abordados na rua, estava Alessandro Duarte Farias Junior, de 21 anos. Durante os trabalhos de praxe,
ele foi questionado e disseram ter maconha guardada. Na casa, ainda na rua Boa Vontade, Alessandro autorizou a vistoria da DISE que, com apoio do Canil da GCM, e com o faro apurado do cão Iron, encontrou dentro do forno micro-ondas 18 porções pequenas e uma porção maior de maconha, que pesaram 56 gramas.
O outro indivíduo abordado, identificado como Jonatas Cavalcante, de 20 anos, também acabou confessando que tinha drogas em sua casa ali próximo, na rua 19 de Abril, continuação da rua Boa Vontade. Os policiais, juntamente com as equipes da GCM, foram até lá e com a autorização dele fizeram a vistoria. Eles encontraram no quarto, em um rack, 93 pinos de crack, uma pedra maior da mesma substância pesando aproximadamente 16 gramas e quatro porções de maconha.
Diante dos fatos o trio foi levado à sede da DISE, onde foi ouvido e autuado em flagrante por tráfico de drogas e levado a audiência de custódia que manteve Kawam preso preventivamente. Jonatas e Alessandro foram liberados e respoderão em liberdade.