Com o tema “Fraternidade e Fome”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou na quarta-feira (22), a Campanha da Fraternidade 2023, com inspiração no lema bíblico “Dai-lhe vós mesmo de comer!” (Mateus 14,16).
A campanha vem na esteira dos dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional, que apontam 33 milhões de pessoas em situação de fome no País.
Segundo a CNBB, o Brasil voltou a aparecer no Mapa da Fome das Organizações das Nações Unidas (ONU), depois de uma década e a emergência a essa situação fez com que, pela terceira vez, a entidade assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro. O lançamento oficial ocorreu na sede da Conferência, em Brasília (DF).
Expressão de comunhão, conversão e partilha, a Campanha desperta o espírito cristão e comunitário na busca do bem comum; educa para a vida em fraternidade e renova a consciência da responsabilidade de todos pela ação evangelizadora, em vista de uma sociedade de irmãos.
A Coleta Nacional da Solidariedade, gesto concreto da Campanha da Fraternidade, acontece em todas as comunidades do Brasil, no Domingo de Ramos. Este ano a coleta será realizada no dia 2 de abril.