O prefeito Prof. Amauri Sodré realizou na semana passada visita nas obras do Parque da Juventude, da barragem do lago do Orfeu e na pavimentação do Distrito Industrial Rafael Diniz.
Acompanhado pela secretária de Obras, Jéssica Oliveira, o chefe do Executivo vistoriou o andamento da construção do Parque da Juventude, na área da antiga Concha Acústica. O espaço será o maior Complexo Turístico de Esporte e Cultura Urbana da região bragantina.
No local já foi iniciada a construção das quadras, skate park e pista de parkour. A empresa responsável já executou a concretagem do calçamento externo e as próximas etapas serão a execução do estacionamento e pista de cooper.
Ao todo, o Parque da Juventude contará com quadra de areia; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; pista de bike; parede de escalada; uma tirolesa; áreas de atividades de arvorismo, slackline e parkour; playground; academia ao ar livre; espaço para pets; pistas de cooper e de skate; estacionamento; rampa de acessibilidade; paisagismo; instalação de mobiliário urbano e fonte seca.
A antiga Concha Acústica e o “bowl de skate” serão revitalizados. A estrutura em alvenaria será reestruturada para receber uma tirolesa, banheiros e elevador, e o “bowl” integrará a área do skate park que contará com vários obstáculos para a prática de manobras radicais.
Haverá sinalizações em braile e equipamentos para adaptação dos locais para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE), como placa nos corrimãos, piso tátil, placas de sinalização de ambiente em braile, mapa tátil do parque, sistema de alarme PNE e barras de apoio para os banheiros.
Pavimentação – Outra obra vistoriada foi a pavimentação do Distrito Industrial Rafael Diniz. As Ruas Kasato e Francisco de Souza Dias Guimarães estão recebendo drenagem, colocação de guias, sarjetas, calçadas e por fim, haverá a pavimentação asfáltica, valorizando a área que conta com nove indústrias.
Já foram executados os serviços de limpeza vegetal, drenagem profunda, terraplanagem e subleito. Está em andamento a drenagem superficial e a base para que seja colocado o asfalto, além de calçadas e sinalização viária.
Barragem – A visita foi encerrada no Lago do Orfeu, onde acontece a recuperação do barramento. No local, já foram concretadas as lajes e paredes dos muros de ala de montante e jusante. Foram executados também o dissipador à jusante da drenagem. Os próximos serviços a serem executados são a caixa extravasora e, em seguida, o aterro da barragem.
O trabalho começou com o esvaziamento do lago e, em seguida, foi detectado que o solo encontrado sob a barragem, conhecido como argila orgânica, é considerado instável e propenso a problemas estruturais. Esse solo evidenciou que a barragem poderia se romper a qualquer momento, colocando em risco a segurança das pessoas e o meio ambiente, comprovando a necessidade do refazimento da barragem.
Como houve essa constatação do solo instável, foi necessária uma obra de reforço. Após esse reforço, foi iniciada a laje que sustenta as aduelas.
“Estamos fazendo a visita técnica em todas as obras em andamento para que a população receba os novos equipamentos com a qualidade necessária e que nossa Administração exige. As obras são de suma importância e trarão benefícios para toda a população”, destacou o prefeito.