O temporal que atingiu Bragança Paulista e região na quinta-feira (12) causou danos em diversos locais. A Defesa Civil informou que foram registrados a média de 41,6 mm de chuva com rajadas de vento que chegaram a 65,52 km/h. O bairro que registrou o maior índice de chuva foi o Jd. São José, com 53mm. O órgão ainda registrou diversas quedas de árvores e galhos em residências, vias públicas e também em automóveis que estavam estacionados no Lago do Taboão. Houve ainda o desabamento de uma área de lazer de uma residência localizada no bairro Jd. Morumbi, e registrados acúmulos de água na Praça da Bíblia, no bairro Lavapés, Avenida Euzébio Savaio, Avenida dos Imigrantes próximo ao Atacadão de carnes Bom Bife, Rua 19 de Abril e Rua Jerônimo Martin Carretero.
Segundo a concessionária de energia elétrica, Energisa Sul-Sudeste, foram identificados estragos em diferentes bairros de Bragança Paulista, Pedra Bela, Pinhalzinho e cidades do sul de Minas Gerais, com a intensidade dos ventos e da chuva, telhas, galhos e árvores inteiras foram lançadas sobre a rede elétrica, provocando rompimento de cabos, quebra de postes e outros danos à rede da distribuidora. Com a queda no fornecimento de energia em diversos locais, ainda durante o dia de ontem havia equipes trabalhando para restabelecer a energia nas residências atingidas e reparar os danos mais pesados, como a substituição de postes e equipamentos para recompor todo o sistema elétrico com segurança.
Além desses danos, a forte chuva também prejudicou ruas da cidade e a reportagem da GB registrou os danos causados no asfalto em obras realizadas recentemente: as duas na região da Santa Libânia, e tampas da rede esgoto da Sabesp. Na Av. Euzébio Savaio uma parte do asfalto saiu completamente e na Rua Santa Amélia o asfalto cedeu e um buraco se abriu no entorno da tampa. Com o feriado prolongado, até o fechamento desta edição não havia nenhuma movimentação para que os locais fossem recuperados, apenas a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana sinalizou as regiões danificadas para evitar acidentes.
Previsão – Os institutos de meteorologia preveem chuva para o final de semana em Bragança, porém não volumosas. Além da água, o calor vai elevar as temperaturas máximas para além dos 30°C. Para hoje, sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite nublada com possibilidade de garoa. Umidade relativa do ar em 70%, índice pluviométrico de 2 mm, com ventos de até 25 km/h. Os termômetros vão marcar mínima de 13°C e máxima de 25°C.
O calor chega no domingo, com temperaturas entre 14°C e 30°C. O dia começa com sol e aumento de nuvens pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. Ventos menos intensos, que podem chegar a 19 km/h, umidade do ar em 60% e volume de chuva de 8 milímetros.
A chuva fica mais intensa na segunda-feira (16), com índice pluviométrico de 15 mm e ventos com intensidade de até 16 km/h. O dia amanhece com sol e aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. A umidade relativa do ar prevista é de 51%.