“Todo brasileiro é um técnico de futebol frustrado.” (Luís Fernando Veríssimo, escritor e jornalista)
VICE-LÍDER
O Bragantino segue como vice-líder do Brasileirão, agora 9 pontos atrás do Botafogo do Rio, mas essa posição se deveu às derrotas ou empates dos seus adversários mais diretos. O Flamengo empatou, Palmeiras, Grêmio e Fluminense perderam, e o Massa Bruta escapou de perder para o Athletico-PR. O Furacão curitibano não soube (ou não teve competência) para virar o resultado. O empate em 1 x 1 pode ser comemorado como vitória.
ARRUMAR
O técnico Pedro Caixinha precisa dar atenção especial à zaga, que falha constantemente, e procurar um modo do meio-campo, quando sem a bola, recompor o sistema defensivo com eficiência. Falhou muito contra o Palmeiras e pior ainda diante do Athletico-PR. E deve agradecer aos céus, a Cleiton e à trave voltar de Curitiba com um ponto na bagagem.
RUINS
Exceção feita a Nacho Laquintana, as substituições que Caixinha promoveu na segunda etapa, falharam todas. Raul fora de forma, Gustavinho sem noção do que tinha que fazer em campo, Thiago Borbas um peso morto e Luan Cândido naquele estilo ‘peladeiro’, mas com pinta de que já entra em campo cansado.
TEMPO
Caixinha vai ter mais um período de dez dias para arrumar o time e prepará-lo com eficiência, pois no retorno do Brasileirão vai enfrentar um animado Santos, que agora soma três vitórias consecutivas e saiu do Z4.
INVICTO
Nas duas vezes que o Bragantino jogou na capital paranaense, primeiro contra o Coritiba (vitória de 1 x 0) e no empate de domingo diante do Athletico, o árbitro foi o mesmo: o carioca Yuri Elino Ferreira da Cruz, que tecnicamente é ruim, mas parece dar sorte aos comandados do técnico Pedro Caixinha.
ESPÍRITO
Ao que parece, o espírito do treinador palmeirense Abel Ferreira baixou em Pedro Caixinha, no jogo diante do Furacão, com direito a gestos e reclamações exacerbadas, e um cartão amarelo como consequência. Até então estava o português/bragantino invicto em matéria de advertência. Sucesso na TV de Caixinha esta semana é o filme “Um Espírito Baixou em Mim”.
PONTAPÉS
Se Cuello evoluiu seu futebol depois que deixou o Bragantino e passou a jogar no Athletico, é algo a ser estudado em todos os pormenores. Mas melhorou muito em um quesito: dá pontapés como ninguém. O mais interessante é que conta com o beneplácito da arbitragem.
BONITO
As categorias Sub-15 e Sub-17 do Braga estão fazendo bonito no Campeonato Paulista. Ambas estão entre as quatro melhores do Estado e no próximo final de semana iniciam a fase semifinal.
NOVA FUNÇÃO
O ex-ponta Bruno Tubarão, que defendeu o Bragantino durante três anos, desde que chegou ao Atlético-GO foi colocado para desempenhar outras funções: primeiro no meio-campo e, depois, na lateral direita. E se deu bem nesta última, tanto que é titular absoluto do técnico Jair Ventura Filho. O rubro-negro goiano está firme na briga por uma das quatro vagas na elite do Brasileiro no ano que vem.
AMADOR
A quarta rodada do Amador Série B teve duas partidas com problemas. O Morro Grande simplesmente não apareceu para enfrentar o Jardim Iguatemi, e Água Comprida e Hípica Jaguari só disputaram os primeiros 45 minutos. Segundo a Liga, o relatório do árbitro será analisado em minúcias para saber se cabe punição a alguma das equipes e se haverá continuidade da partida.