Na manhã de ontem (15) as secretarias Municipais de Cultura e Turismo, de Educação e o Senac Jundiaí apresentaram o Programa Turismo na Escola – “Educação e Turismo em sinergia com as belezas, aromas e sabores da nossa cidade”, para professores e coordenadores da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no auditório do Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid.
O programa já é aplicado nas cidades do Circuito das Frutas, em cidades como Itatiba e Morungaba, em parceria com as Secretarias de Educação e de Turismo municipais, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em cada uma delas e promovendo o reconhecimento e a valorização das riquezas histórico-culturais que existem nos municípios do Estado de São Paulo.
O programa foi desenvolvido especialmente para a equipe docente, coordenadores e professores do ensino fundamental, com a utilização de diversas metodologias ativas e dinâmicas coletivas, alinhando o turismo local às habilidades e competências gerais da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
O programa, é dividido em quatro etapas: workshop de sensibilização, voltado a secretários de Educação e Turismo e diretores de escolas; oficina de Educação e Turismo, destinado a professores de Ensino Fundamental de História e Geografia; curso de Educação Turística e Base Nacional Comum Curricular; e Turismo na Cidade, com orientação e acompanhamento para a implantação dos projetos de educação turística nas escolas.
Estiveram presentes a secretária municipal de Cultura e Turismo, Vanessa Nogueira, o secretário municipal de Educação, Adilson Condesso e o representando o Senac Jundiaí, Michel Zorzi.
A partir da apresentação realizada, os professores passarão pelo treinamento, que se inicia este ano, e depois o Programa será implantado nas escolas municipais.
Vanessa falou sobre a importância do desenvolvimento econômico através do turismo, um importante fator na geração de empregos, difusão cultural, exposição dos atrativos naturais e movimentação da economia nacional. A ação também busca um novo público para o setor, tanto de usuários quanto idealizadores e realizadores de ações que fomentem o turismo.
“O Turismo, um dos segmentos mais importantes da economia, responsável pela geração de milhares de empregos e por contribuir decisivamente com o PIB nacional, além de ser uma das principais maneiras de difundir a cultura, mostrar as belezas naturais e movimentar a economia de um país. E no Brasil não é diferente, em Bragança tampouco. O turismo é uma peça-chave para o desenvolvimento cultural e dos negócios”, destacou a secretária.
“Hoje, no lançamento do Programa Turismo na Escola, se inicia uma importante ação em prol do setor junto aos alunos da rede municipal de ensino.
O Turismo é muito mais do que o ato de viajar. Assim, foi com o propósito de compartilhar os principais conceitos do setor com crianças o Programa Turismo na Escola, para além de uma maneira de compartilhar conhecimento, é uma importante ferramenta de sensibilização, por trabalhar de maneira lúdica, e uma oportunidade para que os pequenos vejam o ramo como fonte de renda e possível profissão no futuro.
Assim, o programa tende a despertar um público novo, quer seja como usuário dos serviços do turismo ou realizadores dessas ações. Fica assim fortalecida a economia do município e do país”, conclui Vanessa.