A partir de segunda-feira (15), até domingo (21), o Museu Municipal Oswaldo Russomano e Museu do Telefone, receberam a programação gratuita da 21ª Semana Nacional dos Museus.
Nesta edição, a programação visa ressaltar o papel fundamental dos museus na contribuição da formação dos civis através da cultura e sustentabilidade.
Desta forma, ambos locais irão oferecer à comunidade bragantina programas educacionais como a exposição “Espaço Sensorial”, no Museu Municipal, e a ação educativa “Descarte Consciente”, no Museu do Telefone.
A exposição no Museu Municipal recria cenários de uma cidade e da natureza com objetivo de desenvolver habilidades que estão associadas aos cinco sentidos: visão, audição, paladar, olfato e tato, através de três ambientes.
Já o museu do Telefone, fará uma mostra em torno da temática sustentabilidade, obsolescência programada dos equipamentos eletrônicos e a importância do descarte de lixo eletrônico consciente. Para auxiliar a prática de forma educativa, tem como proposta se tornar um ponto de coleta dos resíduos.
A Semana Nacional de Museus é uma das ações da Política Nacional de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), e foi articulada com o setor museal brasileiro, que tem como propósito mobilizar os museus de todo o país a partir de um esforço de convergência de suas programações em torno de um mesmo tema.
Durante o período da semana nacional, a população pode ir aos Museus de terça a sexta-feira, das 9h às 17h e sábado, domingo e feriados, das 10h as16h,com entrada gratuita.
O Museu Municipal Oswaldo Russomano está localizado na rua Cel. João Leme, 520 – Centro e o Museu do Telefone, na Praça José Bonifácio 126, Centro