A secretaria de Saúde e Divisão de Vigilância Epidemiológica, com apoio da Secretaria de Serviços, realiza a operação “Arrastão de Limpeza” em sete bairros da cidade: Águas Claras, Vem Viver, Condomínio Nova Cidade, Henedina Cortez, Bragança F2, Marcelo Stefani, Jardim do Cedro.
No último Arrastão de Limpeza, realizado na sexta-feira (3), foram retirados 33 caminhões de materiais inservíveis. Para que o serviço ocorra de forma eficaz, a Administração solicita aos moradores que coloquem os inservíveis na calçada, em frente às suas casas, na noite em que antecede o arrastão.
A fim de controlar a dengue e outras arboviroses urbanas, como chikungunya e zika, deve-se reduzir a infestação de mosquitos por meio da eliminação de criadouros, mantendo totalmente cobertos com telas, capas e tampas os reservatórios e locais que possam acumular água, com o objetivo de impedir a proliferação de ovos do mosquito Aedes aegypti.
Não existem medicamentos contra o vírus da dengue, zika e chikungunya e nem vacina preventiva. A medida mais efetiva é a eliminação das condições de reprodução do mosquito.