Após a paralisação por conta da pandemia, a Prefeitura Municipal, anunciou mudanças no tradicional carnaval bragantino e os desfiles das Escolas de Samba irão acontecer no Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, o popular Posto de Monta. As agremiações entram na avenida nos dias 19 e 21 de fevereiro e nos dias 18 e 20, um trio elétrico entra em cena com dois shows que ainda estão sendo estudados pela secretaria de Cultura e Turismo. O tradicional CarnaPraça também está de casa nova e será na Praça da Poesia “Poeta Oswaldo de Camargo”, nos quatro dias de festejos carnavalescos. O horário de início e término das festividades ainda não foi definido pela prefeitura, tendo como única definição até o momento a entrada gratuita. Os foliões podem contribuir com o “ingresso solidário”, doando 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade. Haverá também a volta do CarnaBairro que acontecerá no Parque dos Estados, na Av. Dep. Virgílio de Carvalho Pinto, mas programação ainda não foi divulgada.
Mudanças – No início dessa semana o Prefeito Prof. Amauri Sodré, acompanhado dos Secretários Municipais de Cultura e Turismo, de Desenvolvimento dos Agronegócios, da Juventude, Esportes e Lazer e de Serviços, visitou o Posto de Monta para definir os detalhes estruturais da passarela, assim como alinhar demais detalhes da realização dos eventos na cidade. Foi aberta licitação para a construção de arquibancadas nos 300 metros da nova passarela do samba.
A GB apurou que o novo local do Carnaval bragantino poderá ter a capacidade para 25 mil foliões, e que ainda oferecerá praça de alimentação e banheiro químicos, além dos que já existem no recinto.
Blocos – No dia 12 o tradicional desfile de blocos marca a abertura oficial do “Carnaval 2023”. O evento será das 12h às 19h, no Posto de Monta. O cadastro dos trios elétricos será realizado a partir do dia 16 de janeiro, via formulário on-line ou cadastro presencial na Secretaria de Cultura e Turismo.
O concurso para eleição da Corte do Carnaval de Bragança Paulista também já tem data definida e ocorrerá no dia 21 deste mês, às 21h, no Ginásio Municipal Dr. Lourenço Quilici (Lourenção). Serão eleitos Rainha, 1ª e 2ª Princesa, Rei Momo e Sambista de Ouro. Interessados devem preencher a ficha de inscrição a partir do dia 09 até o dia 18/01, até às 17h, na sede da Secretaria de Cultura e Turismo ou através de formulário virtual no site www.braganca.sp.gov.
Desfiles – As quatro tradicionais Escolas de Samba de Bragança Paulista, Unidos do Lavapés, Acadêmicos da Vila, Dragão Imperial e 9 de Julho, já estão se preparando para encarar os novos 360 metros da nova avenida. A exemplo dos outros anos, as escolas devem ter de 50 minutos a 1 hora para se apresentar. Com dois dias de desfiles, as agremiações serão avaliadas pelos jurados no domingo (18), e na terça-feira (21), entram na avenida apenas para celebrar a folia de Momo. A ordem do desfile será a Unidos do Lavapés, seguida pela Acadêmicos da Vila, Dragão Imperial e finalizando com a Nove de Julho, campeã do Carnaval 2020. O evento é promovido pela Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista (LIESB).
Legenda: Autoridades vistoriaram o local que estará apto a receber milhares de foliões.
CarnaPraça e Carna Bairro também estão de volta durante as tardes de folia
Crédito: SECOM