COM MÉRITOS
A conquista do título brasileiro pelo Palmeiras foi uma das mais meritórias das últimas edições do principal campeonato do futebol nacional. O time sobrou, mostrou repertório, jogadores certos nos lugares certos e nenhuma estrela. Trabalho sensacional do técnico Abel Ferreira e sua comissão técnica. E após mais um certame em sua coleção, a mídia esportiva já deu início à especulação de que ele poderia assumir a seleção brasileira. Como a crônica esportiva vive de plantar notícias para ver o que acontece, o melhor é esperar pelos próximos capítulos, afinal o técnico Tite só deixa a seleção após a Copa do Mundo, em dezembro.
TEMPO DE CASA
Enquanto Abel Ferreira brilha no Verdão, outro treinador com o mesmo tempo de casa, Maurício Barbieri, não sabe se continua à frente do Bragantino em 2023. Até onde se tem informação, nada a respeito da sua renovação de contrato foi levada a conhecimento público. Se existe nos bastidores do clube a informação de que praticamente tudo deverá ser mudado para o ano que vem, uma das dúvidas é justamente com relação a Barbieri.
MUDANÇAS
Importante salientar que as propaladas mudanças devem alcançar primeiro o elenco, muito fraco para uma diretoria que pretende colocar o Bragantino nas prateleiras de cima do futebol brasileiro. A lembrar que além dos jogadores muito abaixo da média que estão no clube, uma outra leva vem vindo aí, que estava emprestada a outros clubes. Barca gigante para deixar o Nabizão.
QUEM FICA?
Quem viu, assistiu e analisou o Massa Bruta durante toda esta temporada (Paulistão, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão), sabe que poucos podem vestir a camisa do time. Na modesta opinião deste escriba, ainda ‘novato’ na profissão (50 anos acompanhando futebol), os que reúnem condições de permanecer são Cleiton (e os dois reservas da posição), Aderlan, Léo Ortiz, Lomónaco, Luan Cândido, Raul, Lucas Evangelista, Artur, Popó e, se renovar, Hyoran. A lembrar que Ytalo ainda cabe nesse time. E, claro, chances para a garotada da base, vice-campeã do Sub-23. Os demais podem receber bilhete azul com os melhores agradecimentos por tudo aquilo que não fizeram.
HOJE
Ainda tentando se garantir na Copa Sul-Americana do ano que vem, o Bragantino tem ‘osso duro’ hoje no Nabizão, o América-MG. A equipe mineira briga mais no alto da tabela, tentando vaga na Pré-Libertadores. Jogo de difícil prognóstico, principalmente porque ambos os times costumam aplicar peças em seus torcedores. Quando se espera que vençam, perdem, e vice-versa.
DE OURO
A lembrar que o hoje técnico Vagner Mancini, do time mineiro, já foi um dos principais jogadores da época de ouro do saudoso Clube Atlético Bragantino, nos anos 1990. E jogava muito.
A PRIMEIRA
Nada é duradouro, principalmente no futebol. Por isso mesmo as meninas do Bragantino conheceram a primeira derrota no Paulistão, depois de vencerem sete partidas consecutivas. A derrota foi para as Sereias da Vila, que se deram melhor ‘na piscina’ em que a chuva transformou a Vila Belmiro. Mesmo assim, seguem na liderança.
FIM DE SEMANA
Passadas as eleições, o futebol amador, em todas as suas categorias, está de volta neste final de semana, com dezenas de jogos no Amador Série C e no Campeonato de Menores. Para todos os gostos.