Por Paulo Alberti Filho
FRASE: “Não espere o futuro mudar a sua vida, porque o futuro é consequência do presente.” (Anônimo)
POLUIÇÃO
O mau cheiro exalado na região da zona oeste, entre a avenida dos Imigrantes e a rodovia Capitão Bardoino, está amenizando. Talvez seja consequência da visita da secretaria de Meio Ambiente e do zelador da região, Mario B. Silva. A dúvida é quem realmente está ocasionando a poluição. Se é a Sabesp, pelo esgoto, ou alguma empresa que poderia estar despejando dejetos industriais no rio Lavapés.
Aliás, a Sabesp tem sido ao longo dos anos em Bragança a principal poluidora de mananciais. Exemplo marcante foi a destruição do Lago da Hípica por vazamento e despejo de dejetos. Depois de muito tempo e intervenção até do Ministério Público, o lago está sendo recuperado.
ÁREA PÚBLICA E SEGURANÇA
Até agora nem a Prefeitura e a empresa beneficiária vieram a público para explicar a existência de amplo pátio de estacionamento de carretas às margens da avenida dos Imigrantes, na zona oeste da cidade, construído sobre o passeio utilizado por pedestres.
O local é de intenso tráfego de veículos e pedestres. Não tem sinalização que aponte manobras constantes de veículos de grande porte para minimizar o perigo. O tráfego de pedestre fica espremido entre o leito carroçável da avenida e o estacionamento, já que a área destinada aos pedestres foi “engolida” pelo pátio.
PARTIDÃO
A fusão de Democratas com o PSL gerou um partidão: o União Brasil. Isso reúne a maior bancada de direita dos últimos 20 anos. O novo partido nasce com 545 prefeitos (458 do DEM e 87 do PSL), cinco governadores (dois do DEM e três do PSL), oito senadores (seis do DEM e dois do PSL), 82 deputados federais (28 do DEM e 54 do PSL) e fundo partidário milionário. Mas a fusão só será sacramentada depois que o Tribunal Superior Eleitoral der o aval, o que deve ocorrer até fevereiro de 2022.
PRÉ CANDIDATOS
O União Brasil tem também três pré-candidatos à presidência da República: o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (MG), o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ambos do DEM, e o jornalista e apresentador José Luiz Datena, do PSL.
EM SÃO PAULO
Com a criação, o novo partido deve influenciar em São Paulo para os planos do governador Dória que é pré-candidato à presidência da República, caso passe pela prévia do PSDB, que deve ocorrer em novembro.
O DEM tem sido historicamente aliado do PSDB nas eleições para o governo do Estado e para presidente da República. Transformado em União Brasil, que já tem três pré-candidatos ao Planalto, o quadro histórico pode mudar. Porém, o presidente da nova sigla, A. C. M. Neto, já admitiu que pode abrir mão da cabeceira de chapa em favor de acordo que amplie as chances de vencer as eleições em 2022.
PREVISÃO
Pelo seu comportamento critico nos programas de rádio e TV que comanda diariamente no grupo Band de Comunicação, Datena tem admitido que pode disputar uma cadeira no senado. Isso já sinaliza que, dependendo quem o União Brasil lançar como candidato à presidência (que não seja ele) ou que abra mão da cabeça de chapa e indique o vice, Datena sai como senador ou, mais uma vez, desista de iniciar carreira política.
Entre os três nomes indicados para presidente pelo União Brasil, Pacheco, Mandetta e Datena, o jornalista é o que melhor tem pontuado nas pesquisas. Na última, divulgada esta semana pela Band, Datena tem 11% das intenções de voto; Mandetta, 6% e Rodrigo Pacheco, 3%.
REELEIÇÃO?
O quadro que se anuncia dentro do PSDB aponta para um a derrota de Dória em sua tentativa de ser o candidato do partido à presidência da República. No Palácio dos Bandeirantes as conversas, principalmente aquelas ao pé-do-ouvido, avaliam se Dória, uma vez preterido, vai querer disputar a reeleição ao Governo do Estado. E aí é crível perguntar: como fica o vice, Rodrigo Garcia, que há meses vem sendo ofertado como o candidato tucano? Inclusive, deixou o DEM para se filiar ao PSDB. Prenúncio de confusão entre os bicudos.
PREFERIDO
Comentários e publicações na imprensa de ontem, afirmam que tanto Bolsonaro, quanto Lula, desejam que o candidato da terceira via seja o ex-ministro Sérgio Moro. Avaliam que seria o mais fácil de ser enfrentado e que definitivamente o ex-juiz veria o tamanho da sua força política. O que se desenha, mais adiante, em relação ao pleito presidencial, é um complexo tabuleiro de xadrez em que as peças têm que ser movidas com muita paciência e senso de oportunidade.
SUMIDO
Depois que deixou a presidência da Câmara dos Deputados, após um mandato conturbado e de muita arrogância, o deputado Rodrigo Maia sumiu e arrumou uma boquinha no Governo de São Paulo. Antes cotado como presidenciável, agora amarga o ostracismo.
REFLEXÃO: Salmos 66: 1-20
1-Celebrai com júbilo a Deus, todas as terras.
2-Cantai a glória do seu nome; dai glória ao seu louvor.
3-Dizei a Deus: Quão tremendo és tu nas tuas obras! Pela grandeza do teu poder se submeterão a ti os teus inimigos.
4-Todos os moradores da terra te adorarão e te cantarão; cantarão o teu nome. (Selá.)
5-Vinde, e vede as obras de Deus: é tremendo nos seus feitos para com os filhos dos homens.
6-Converteu o mar em terra seca; passaram o rio a pé; ali nos alegramos nele.
7-Ele domina eternamente pelo seu poder; os seus olhos estão sobre as nações; não se exaltem os rebeldes. (Selá.)
8-Bendizei, povos, ao nosso Deus, e fazei ouvir a voz do seu louvor,
9-Ao que sustenta com vida a nossa alma, e não consente que sejam abalados os nossos pés.
10-Pois tu, ó Deus, nos provaste; tu nos afinaste como se afina a prata.
11-Tu nos puseste na rede; afligiste os nossos lombos,
12-Fizeste com que os homens cavalgassem sobre as nossas cabeças; passamos pelo fogo e pela água; mas nos trouxeste a um lugar espaçoso.
13-Entrarei em tua casa com holocaustos; pagar-te-ei os meus votos,
14-Os quais pronunciaram os meus lábios, e falou a minha boca, quando estava na angústia.
15-Oferecer-te-ei holocaustos gordurosos com incenso de carneiros; oferecerei novilhos com cabritos. (Selá.)
16-Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma.
17-A ele clamei com a minha boca, e ele foi exaltado pela minha língua.
18-Se eu atender à iniqüidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;
19-Mas, na verdade, Deus me ouviu; atendeu à voz da minha oração.
20-Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha.