Últimas Notícias

Incubadora de Artistas de Atibaia realiza evento literário neste sábado

Nova ação da Campanha do Agasalho acontece na Vila Bianchi e região

Festival de Inverno movimenta Serra Negra com programação até julho

Castramóvel estará no Posto de Monta no próximo dia 27 de junho

Técnicos esclarecem dúvidas sobre obras do lago do Orfeu

Carregue mais

Navegação

  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Bragantino
  • Esportes
  • Cultura
  • Policial
  • Política
  • Saúde
  • Geral
  • Fale Conosco

Pesquisar

Sem resultados
Veja todos resultados
sexta-feira, junho 20, 2025
  • Login
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
  • Cidade
  • Educação
  • Bragantino
  • Editorial
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Carmelita de J. Valença
    • Gaudêncio Torquato
    • José Renato Nalini
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
    • Vera Marcotti
    • Wagner Azevedo
  • Esportes
  • Saúde
  • Cultura
  • Geral
  • Política
  • Contato
Sem resultados
Veja todos resultados
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!
Sem resultados
Veja todos resultados
Home Educação

Com mais 6 escolas : Administração alcança mais de 3.500 vagas no Ensino Fundamental em tempo integral

por Redação GB
setembro 18, 2021
no Educação
0
Com mais 6 escolas : Administração alcança mais de 3.500 vagas no Ensino Fundamental em tempo integral

Escola Municipal Antônio Dorival M. de Oliveira, atenderá, prioritariamente, crianças residentes nos bairros Jardim Iguatemi e Green Park

 

 

Após detalhado estudo e empenho do secretário Adilson Condesso e de toda a equipe da secretaria de Educação do município, o programa escola em período integral foi ampliado e atenderá toda a zona periférica da cidade a partir de 2022. 

As Escolas Municipais Antônio Dorival M. de Oliveira, no Jardim Iguatemi/Green Park, Profª Lúcia Helena Pugiali, no Toró, Profº Carlos Frederico dos Santos Silva,no Jardim Jd. São Miguel, Profº Fernando Amos Siriani, Jardim Fraternidade, Profª Zitta de Mello Barbosa Penha e Profº Dr. Francisco Murilo Pinto, no Jardim Águas Claras, atenderão mais de 2 mil crianças. O anúncio foi feito na manhã de quinta-feira (16), na Escola Municipal Prof. Francisco Murilo Pinto, no Jardim Águas Claras, uma das contempladas pelo programa e que atende 660 crianças. 

Com isso, a Prefeitura chega a 10 educandários atendendo em período integral, com carga de 9 horas diárias, chegando a mais de 3.500 vagas ofertadas em 2022, ultrapassando 1/3 das vagas de ensino fundamental. E esse número deve aumentar ainda mais, pelo menos é o que almeja o titular da Educação. 

Ele atendeu a reportagem da GB e GB Norte, explicou o projeto visionário e cravou que a meta é ter metade das vagas do ensino fundamental em tempo integral até o fim da administração em 2024. Ainda destacou o apoio do prefeito Jesus Chedid, do vice-prefeito Amauri Sodré e do deputado estadual Edmir Chedid, que vai até os governos estadual e federal em busca de recursos para a Educação bragantina. “Nunca, disseram não para mim em nada. Nunca disseram para aquilo que fosse para a educação de Bragança e isso dá incentivo para gente trabalhar”, disse Condesso, sobre o prefeito Jesus Chedid e o vice-prefeito Amauri Sodré. 

O início – Segundo Condesso, desde 2017, quando assumiu a secretaria na gestão passada, é feito um estudo para que o programa de ensino integral seja ampliado. Ele disse que nessa época apenas uma escola atendia nesse modelo, a E.M. Dr. Prof. Des. Paulo Sergio Fernandes de Oliveira. Porém, a escola não era formalizada legalmente, o que de imediato foi feito pela equipe da secretaria. 

Além o imbróglio administrativo, a escola utilizava um modelo de ensino que em um período os alunos tinham aulas normais da grade e no período contrário praticavam atividades desenvolvidas por professores da rede afastados da sala de aula, ou seja, se tirava um professor da sala de aula para se levar para o ensino integral, com a mesma carga horária, o que tornou esse modelo inviável. “Nós percebemos que esse modelo, além de não ser prático, impedia a expansão do programa. Se você tem que afastar um grupo para dobrar tem que se contratar o dobro. Então se tem 1 mil professores, vamos ter 2 mil”, explicou o secretário, que acrescentou que há um limite de gastos para contratação na área de Educação que não pode ser extrapolado.

Com o compromisso da Administração Jesus Chedid de se criar mais escolas em tempo integral, com responsabilidade fiscal e, acima de tudo, com qualidade de ensino, Condesso e toda a equipe da secretaria foram em busca de modelos, visitando cidades, estudando opções até chegar ao que está implantado na cidade. Segundo o secretário, os estudos levaram ao sistema de trabalho com oficineiros, que é um caminho alternativo, dentro da legalidade e que dá para a administração bancar financeiramente sem afetar o trabalho das outras escolas. “Se a criança estuda de manhã, ela tem o currículo formal, normal, 200 dias letivos, professores habilitados, efetivos trabalhando. À tarde, ela tem a formação com viés mais lúdico, através de aula de canto, música, atividades recreativas, e outras ações como jogos de raciocínio. De acordo com a demanda monta-se um currículo e isso é desenvolvido por profissionais de uma empresa que é contratada” explicou.  

Uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação é responsável em analisar, implantar e acompanhar os projetos enviados pelas oficinas às escolas, conforme o decreto municipal 2578, de outubro de 2017, que regulamenta a oferta da educação em tempo integral nas unidades escolares de ensino fundamental do Município.

O novo sistema foi implantado em 2020, porém, um mês depois, foi desencadeada a pandemia causada pela covid-19, e o contrato com a empresa Fenícia Cursos, Treinamento e Capacitação Ltda, empresa vencedora do certame para realizar o Modelo de Educação em Tempo Integral, foi suspenso. Com a retomada em agosto, o contrato foi novamente ativado. “Retomamos as atividades e funciona muito bem, nós estamos com praticamente todas as vagas ocupadas”, comemorou Condesso. 

Matrículas – O secretário explicou que a matrícula de alunos para as Escolas em Tempo Integral também é regulamentada através do decreto 2578 e tem uma série de especificações diferentes da matrícula para meio período. “Quando se implanta a escola integral, a prioridade é o aluno que está na escola e cabe ao pai decidir se ele quer ou não. Se todos quiserem, a escola já abre sem vaga. Não é assim que acontece, sempre tem uns 10, 20% que não querem. A partir do momento em que eles não querem, esses alunos são liberados para escolas próximas e essas vagas são encaminhadas para a demanda coletiva”. 

Segundo o decreto, os alunos que optarem pelo Ensino em Tempo Integral devem cumprir a ordem de prioridade: Alunos já matriculados na escola onde ocorreu a implantação da jornada integral; Estudante que reside próximo a unidade escolar; Estudante que tenha irmãos estudando nessa unidade escolar, desde que tenha vaga; Análise do nível socioeconômico familiar; demais interessados mediante inscrição e declaração de formal interesse.

Novas unidades – Secretário e equipe continuam com os estudos de ampliação das unidades em tempo integral. Foram mais de 6 meses de análises e estudos para a implantação dessas seis unidades em tempo integral. “Você não escolhe escola (para implantação do tempo integral) porque achou o prédio bonito. Você tem que avaliar alguns critérios. Tem estrutura física para o atendimento, porque, se o aluno da manhã vai ficar no período da tarde em atividades lúdicas, tem que ter espaço diferente para ele, até porque o aluno da tarde vai ter que usar a sala de aula, então não é qualquer prédio que comporta”, explicou Condesso. Ele ainda destacou que após a análise estrutural podem ser feitas algumas adequações pontuais.

Um dos pontos mais analisados para a implantação dessas seis escolas foi a questão socioeconômica. Em uma ótica comparativa simples o secretário explicou que a implantação de uma escola em tempo integral na região central, tem menor probabilidade de adesão do que em regiões de baixo poder econômico, onde a maior parte dos familiares trabalham e não tem com quem deixar a criança. 

“Temos escola integral no entorno da cidade. Jardim São Miguel, Iguatemi e Green Park, Fraternidade, Águas Claras, Toró e Penha. Conseguimos criar um mecanismo em que descentralizamos a Escola em Tempo Integral e expandimos para o entorno da cidade”, explicou o secretário, que ainda disse que das 72 unidades de ensino, 67 são nas zonas periféricas da cidade e zona rural, restando 5 na região sul da cidade, tendo a escola Jorge Tibiriçá como ponto central. 

Com a abertura dessas seis novas escolas, quem está longe, como por exemplo, um aluno que reside no Jardim São Miguel e estuda na Escola Municipal Padre Donato Vaglio, na Vila Bianchi, passará a estudar na E.M Profº Carlos Frederico dos Santos Silva, no São Miguel, pela proximidade com sua residência e uma vaga se abre na Padre Donato. 

Licitação – Com as escolas escolhidas, será lançada a licitação para a empresa que irá atender essas unidades com os oficineiros. As interessadas têm que ter uma série de requisitos mínimos e após apresentá-los passam por uma rigorosa comissão que irá analisar a habilitação das empresas. Após essa etapa, quem fizer a melhor oferta será a vencedora do certame. 

Tags: cidadeeducaçãoEscola Integral

Redação GB

Coluna da Gazeta

Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 18, 2025
Coluna da Gazeta

COLUNA DA GAZETA

janeiro 11, 2025
Carregue mais

Últimas Notícias

Cultura

Incubadora de Artistas de Atibaia realiza evento literário neste sábado

junho 20, 2025
Cidade

Nova ação da Campanha do Agasalho acontece na Vila Bianchi e região

junho 18, 2025
Carregue mais
Gazeta Bragantina | Portal: Mais importante que o fato é a notícia do fato!

© 2021 Gazeta Bragantina

Navegação

  • Cidade
  • Cultura
  • Editorial
  • Policial
  • Saúde
  • Fale Conosco

Desenvolvimento Rafael Souza

Sem resultados
Veja todos resultados
  • Cidade
  • Educação
  • Editorial
  • Bragantino
  • Coluna da Gazeta
  • Colunas
    • Caio Sales
    • Gaudêncio Torquato
    • Osvaldo Zago
    • Pinga Fogo
    • Rogério Machado
  • Esportes
  • Saúde
  • Política
  • Policial
  • Fale com a GB

© 2021 Gazeta Bragantina

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.