Frase: “A necessidade não te faz corrupto, te faz incansável. ”
SEM PAUTA
A presidente da Câmara, Gi Borboleta (DEM), suspendeu as sessões, inclusive as virtuais, porque não tem projeto em situação de ser votado pelo plenário. Sem pauta, os vereadores não teriam o que discutir no que se refere a elaboração de leis. As sessões se transformariam em sonolentos bate-bocas entre a situação e oposição, o que não somaria nada para a população e nem para o município. Se houver pauta, e Bragança sair da fase vermelha, as sessões devem retornar nos próximos 15 dias, informou a presidente.
SECRETÁRIO DA HABITAÇÃO
O prefeito Jesus Chedid nomeou o ex-prefeito de Socorro, André Bosola, para a secretaria municipal de Habitação. Por ter sido prefeito por oito anos da vizinha cidade, acredito que Bosola tem amplo conhecimento da administração pública e realizou excelente trabalho durante suas duas gestões.
MAIS UM EX-PREFEITO
O ex-prefeito de Joanópolis, Mauro Garcia, também foi nomeado no início do ano em cargo da assessoria especial de gabinete do prefeito Jesus para assuntos que envolvem o Poder Legislativo, setor que Garcia tem muita experiência também.
POLÍTICA
Obviamente que as nomeações dos dois ex-prefeitos, entendo não ser apenas um ato político. Envolve conhecimento da lide administrativa e política inerentes a quem já foi chefe do Poder Executivo.
Tanto Socorro, quanto Joanópolis, além de outras 16 cidades da região, integram a base política do deputado Edmir Chedid que tantos recursos e obras destinou a todas elas.
EM ABERTO
Por falar em secretaria municipal, a de Agronegócios ainda não foi suprida. O cargo ficou vago depois que a ex-secretária Gi Borboleta venceu as eleições para a vereança no ano passado. Pelo que apurei, o prefeito ainda está sondando alguns nomes.
CREDIBILIDADE
Nos primeiros dois meses deste ano a Prefeitura já arrecadou 42% do total da receita de IPTU. Um percentual elevado em tempos de pandemia e desacertos econômicos pelos quais o País e o povo atravessam.
Entendo que essa arrecadação reflete a credibilidade da administração Jesus/Amauri, potencializada pela excelente gestão realizada no mandato passado. Todos lembram que em 2017, ao assumir o governo, a cidade e as finanças da prefeitura estavam devastadas. Sem crédito, sem certidões legais exigidas para convênios e empréstimos estaduais e federais, o prefeito Jesus teve que fazer das tripas coração para reconstruir a cidade e restabelecer o crédito. Foi uma luta de gigante e de competência administrativa.
A população entendeu a austeridade que Jesus e Amauri lidam com o dinheiro público e isso reflete a confiança representada no alto índice de arrecadação de IPTU nos primeiros dois meses do ano.
PROVAÇÃO
Pelas regras da pandemia e da fase vermelha imposta pelo governo que afeta vários ramos de atividades, os jornais impressos também estão sendo duramente atingidos. O fechamento das bancas de jornais levou a Gazeta Bragantina criar uma alternativa para fazer as edições circular. Desta forma, desde terça-feira (2), as edições estão sendo distribuídas gratuitamente em pontos estratégicos, como postos de gasolina, padarias, farmácias e açougues.
A pandemia nos impôs essa provação que envolve também prejuízos financeiros tanto para os jornais quanto para as bancas. Porém, em época de pandemia, o sacrifício tem que ser de todos, principalmente quando se trata de preservação da vida, e para isso não há sacrifícios, há entendimento e solidariedade.
PIB DE SÃO PAULO
O Produto Interno Bruto (PIB) de São Paulo cresceu e se destaca em meio à queda da economia nacional e mundial. O PIB paulista registrou expansão de 0,4% em 2020, enquanto a economia mundial recuou 3,5%. No Brasil a retração foi ainda maior, de 4,1%. De acordo com cálculos da Fundação Seade, o Estado já havia registrado crescimento acima da média nacional em 2019, com 2,2% pontos, enquanto o Brasil registrou 1,4%.
Os dados apresentados pelo secretário da Fazenda e Planejamento, Henrique Meirelles, demonstram que houve significativa recuperação, de 9,8%, a partir do terceiro trimestre, após retração de 6,3% no segundo trimestre. O desempenho geral foi puxado pelos setores de serviços e tecnologia, que representam 77% da economia. “É um resultado extraordinário, dadas as condições que todos enfrentamos, com os efeitos de uma crise sanitária de escala mundial”, disse Meirelles.
DINHEIRO PARA LEITOS
O Ministério da Saúde deverá repassar R$ 245 milhões por mês para o governo de São Paulo para custeio de leitos. Os recursos ajudarão a manter mais de 5 mil leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que neste momento são integralmente mantidos apenas pelo Estado e municípios.
Os leitos de UTI são destinados aos pacientes com Covid-19 em todo o Estado. Os repasses deverão ser realizados pelo governo federal em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que no último sábado, dia 27, deferiu liminar da Procuradoria-Geral do Estado para retomada do custeio.
REFLEXÃO : SALMO 85: 1-13
1-SENHOR, a tua terra; fizeste voltar o cativeiro de Jacó.
2-Perdoaste a iniqüidade do teu povo; cobriste todos os seus pecados. (Selá.)
3-Fizeste cessar toda a tua indignação; desviaste-te do ardor da tua ira.
4-Torna-nos a trazer, ó Deus da nossa salvação, e faze cessar a tua ira de sobre nós.
5-Acaso estarás sempre irado contra nós? Estenderás a tua ira a todas as gerações?
6-Não tornarás a vivificar-nos, para que o teu povo se alegre em ti?
7-Mostra-nos, Senhor, a tua misericórdia, e concede-nos a tua salvação.
8-Escutarei o que Deus, o Senhor, falar; porque falará de paz ao seu povo, e aos santos, para que não voltem à loucura.
9-Certamente que a salvação está perto daqueles que o temem, para que a glória habite na nossa terra.
10-A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.
11-A verdade brotará da terra, e a justiça olhará desde os céus.
12-Também o Senhor dará o que é bom, e a nossa terra dará o seu fruto.
13-A justiça irá adiante dele, e nos porá no caminho das suas pisadas.