- FRASE: “O homem que trabalha somente pelo que recebe,não merece ser pago pelo que faz”
ENERGISA
A ENERGISA, concessionária de energia elétrica que opera em Bragança, está na pauta da ordem do dia do povo bragantino. As reclamações de toda espécie de atendimento circulam em toda parte. O assunto chegou na Câmara e a maioria dos vereadores repicou a toada que já está se tornando um mantra.
Interrupções de fornecimento, falta de manutenção nas redes e poda de arvores que evitam queda de galhos sobre linhas de transmissão e até a longa espera de dois a cinco dias para se fazer uma religação de fornecimento, está levando a ira aos consumidores.
A demora para religação é mais cruel, chega a ser desumana. Imagine um casal de idosos com mais de 70 anos ter que esperar de dois a cinco dias para ter energia elétrica na sua casa. É o fim da picada em pleno século 21!!!
PASSADO
Conta a história quem nos idos das décadas de 50 e 60 do século passado, quando a Empresa Elétrica Bragantina era a responsável do setor, sua atuação era tão ruim, que bastava um trovão para que a cidade ficasse sem energia. E isso durou muito tempo, até que um dia a população, não suportando mais a situação, levou um grupo de consumidores até a sede da empresa, que funcionava na rua Cel. Osório, imediações onde existe hoje o edifício Anielo Miraldi, e depredou a fachada que era de vidro. Depois disso, a situação começou a melhorar. Não estou incitando ninguém a fazer nada parecido, até porque a Energisa parece intocável ou inalcançável. Esse fato é para ilustrar o fato que está acontecendo hoje e dizer que para os bragantinos mais idosos, isso não é novidade.
Pelo andar da carruagem e pelo volume de reclamações registradas atualmente, a empresa só mudou de nome, em termos de atendimento ao consumidor.
TRANSPORTE COLETIVO
Os assuntos, transporte coletivo e energia elétrica ainda vão render muito para a Câmara Municipal, imprensa e Prefeitura.
O transporte coletivo assumido por uma nova empresa, a JTP, que substituiu a Nossa Senhora de Fatima Auto Ônibus, que por mais de 30 anos prestou excelente serviços a cidade e zona rural, parece não estar cumprindo à risca o contrato de concessão.
Falta de ônibus, supressão de linhas, horários não cumpridos, são algumas da reclamações que tem chegado à imprensa e à Câmara Municipal.
A Prefeitura, que é o agente concessor e tem maior poder fiscalizador, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, até o momento não se manifestou sobre as reclamações.
Sabe-se apenas que possivelmente na próxima semana deverá haver reunião entre as partes para discutir a questão.
SÓ DISCURSO
Representante da Energisa esteve na Câmara nesta semana reunido com a Comissão de Obras. A exposição de motivos não passou de dados estatísticos, números que só interessam a empresa, mas nada de efetivo e prático que chegue ao interesse do consumidor ficou demonstrado.
O consumidor quer ação, prestação de serviço, agilidade na ligação e religação de energia, prevenção contra interrupções de fornecimento de energia. O consumidor quer receber os serviços pelos quais paga muito caro.
Isso também vale para a empresa JTP, que mal começou sua prestação de serviços de transporte coletivo e já está caindo em desgraça junto ao povo.
PANDEMIA
Toda falha na prestação de serviço público é creditada à pandemia do coronavírus. Isso se tornou praxe em todo o país. O corona é culpado por tudo. É claro que em alguns setores os protocolos de saúde não permitem tudo. No caso de transporte coletivo, ônibus, metrô, trens, principalmente na capital paulista, é zero a chance de cumprir o protocolo porque o povo precisa trabalhar e as empresas não estão nem ai. É super aglomeração todo dia.
LUTA CONSTANTE
Entra governador, sai governador, e as melhorias e duplicações das principais rodovias que ligam a Bragança, Circuito das Águas e Sul de Minas, ficam na promessa. O deputado Edmir tem sido ao longo dos últimos 30 anos um insistente cobrador dessas melhorias. Mas já deve estar de saco cheio também com os governadores que prometeram as obras e não cumpriram. O último falastrão foi o govenador João Dória, cujo mandato caminha para o fim e até agora nada de duplicação da Capitão Bardoino e Alckindar Junqueira.
MAIS UMA PROMESSA
Esta semana o prefeito Jesus, em audiência com o secretário estadual de Transporte, João Octaviano, recebeu nova promessa do governo quanto a duplicação das rodovias. A posição do secretário soou meio estranha ao dizer “Vamos ver o projeto e ver o que é possível fazer, pois é uma região importante para o Estado”.
Como assim “vamos ver o projeto”, Sr. Secretario? Como vamos ver se o projeto já está pronto, aprovado e inclusive já era para receber recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BIRD, no governo passado e esses recursos foram preteridos pelo governador e a região ficou sem a obra.
Pelo jeito esse secretario “sabe nada inocente”. Vale aqui lembrar, principalmente agora que começa a temporada de mais uma campanha eleitoral, a frase do grande estadista francês Charles De Gaulle: “As promessas só comprometem aqueles que as recebem.”
REFLEXÃO: Salmos 27:1-14
1- O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?
2- Quando os malvados, meus adversários e meus inimigos, se chegaram contra mim, para comerem as minhas carnes, tropeçaram e caíram.
3- Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.
4- Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo.
5- Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão; no oculto do seu tabernáculo me esconderá; pôr-me-á sobre uma rocha.
6- Também agora a minha cabeça será exaltada sobre os meus inimigos que estão em redor de mim; por isso oferecerei sacrifício de júbilo no seu tabernáculo; cantarei, sim, cantarei louvores ao Senhor.
7- Ouve, Senhor, a minha voz quando clamo; tem também piedade de mim, e responde-me.
8- Quando tu disseste: Buscai o meu rosto; o meu coração disse a ti: O teu rosto, Senhor, buscarei.
9- Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação.
10- Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.
11- Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita, por causa dos meus inimigos.
12- Não me entregues à vontade dos meus adversários; pois se levantaram falsas testemunhas contra mim, e os que respiram crueldade.
13- Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes.
14- Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor.