Durante audiência realizada com a Secretaria Estadual da Saúde, na Capital paulista, autoridades bragantinas cobraram a necessidade de se implantar na cidade uma unidade da Rede Lucy Montoro, que atende gratuitamente pacientes do SUS com o objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras. No encontro estiveram presentes a secretária municipal, Marina de Oliveira, o secretário de Estado, Jean Gorinchteyn e o deputado Edmir Chedid, que agendou a audiência.
Além da unidade da Rede Lucy Montoro, a administração municipal destacou a importância de um Hospital Regional – que também atenderá outros municípios do entorno – e de uma unidade do AME Cirúrgico, além da liberação de recursos e de medicamentos de alto custo, que a cidade não dispõe no momento.
Marina de Oliveira apresentou um relatório com informações sobre os pacientes de Bragança Paulista. De acordo com o documento, 20 pacientes aguardam uma vaga para início de tratamento de reabilitação e outros 17 estão sendo assistidos no equipamento próprio. “O município já investiu, entre 2017 a 2020, aproximadamente R$ 2,3 milhões na compra de órteses, próteses e cadeiras de rodas”, enfatizou.
Em relação ao Hospital Regional, a secretária informou que Bragança Paulista e o Circuito das Águas não pertencem a nenhuma Região Metropolitana, o que a torna “isolada” no atendimento à saúde pública. “Nós ainda dependemos da assistência de hospitais pertencentes a outras Regiões Metropolitanas ou aglomerados urbanos, os quais, além da distância, não possuem capacidade para atender a demanda existente”, disse. Na oportunidade foi protocolado ofício com a lista dos medicamentos de alto custo que estão em falta e que as entregas precisam ser regularizadas, para que os pacientes possam continuar seus tratamentos.
Para o deputado Edmir Chedid, as demandas apresentadas à Secretaria demonstram a importância da pasta ao desenvolvimento das atividades do setor, desempenhadas pela administração pública municipal. “Afinal, muito foi realizado, mas o apoio do governo estadual é fundamental para que possamos avançar e, com isso, garantir atendimento gratuito e de qualidade à nossa população”, finalizou.
O secretário de Estado reconheceu a importância das reivindicações e declarou que os documentos elaborados pela prefeitura servirão como norte às decisões da Pasta. “O trabalho conjunto é fundamental para que possamos garantir as melhorias desejadas pela prefeitura. Por isso, voltaremos a nos reunir para que as reivindicações sejam discutidas e, na medida do possível, atendidas pelo governo estadual”, disse.