O número de casos de dengue em Bragança continua a crescer. A secretária municipal de Saúde Marina Oliveira, informou que o crescimento dos casos de dengue no município é preocupante. Se em 2019 a cidade registrou 51 casos o ano todo, esse ano atém agora foram confirmados 105, dos 248 notificados para dengue. Segundo a secretaria municipal de saúde 98 casos são autóctones, ou seja, casos da doença contraídos na cidade, os demais casos foram contraídos fora de Bragança.
A maioria desses casos registrados estão entre os moradores da zona norte, nos bairros Hípica Jaguari, Henedina Cortez, Jd. Águas Claras e Jd. do Cedro. Conforme informado por Marina há também incidência alta no bairro Jardim Recreio. Ela ainda informou em seu pronunciamento na manhã de ontem que agentes da vigilância continuam as visitas de casa em casa, dando prioridade aos bairros mais atingidos, para orientar a população sobre a doença e como preveni-la.
Diante desse quadro, mesmo já tendo feito o Arrastão de Limpeza em todos os bairros do município, a secretaria de Saúde e de Serviços estão programando um mega Arrastão para atender a esses bairros mais acometidos de casos de dengue.
As denúncias de criadouros do Aedes aegypti devem ser feitas através da Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças, por meio do número 4035-4144. Em seguida, uma equipe técnica vai ao local e faz a inspeção da área para tomar as devidas providências.
A secretaria fez um apelo para que a população não descuide das orientações dadas para o combate à Dengue que é perigosa e também pode levar a óbito.
Prevenção – A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, caixas d’água, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.
Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.