Com intuito de cumprir as orientações do Decreto nº3.226, que dispõe de medidas para combate ao Covid-19, a prefeitura com a secretaria de Desenvolvimento e Agronegócios está reforçando as medidas preventivas na feira livre do Lavapés.
A feira está em funcionamento normal, mas ainda seguindo as medidas para contenção do covid-19. As orientações, segundo o Decreto, são que apenas alimentos orgânicos como verduras, legumes, frutas, carnes e peixe, podem ser vendidos e todos devem ser ensacados e fracionados, evitando o contato direto com o produto. As barracas seguem o distanciamento de um metro entre elas, sendo posicionadas em apenas um lado da rua.
A equipe de reportagem da GB esteve no local esta semana e apurou que nem todos os feirantes e público estão seguindo as orientações necessárias. Algumas barracas, apesar de fornecerem álcool em gel para os clientes, foram flagradas com funcionários sem os EPI’s – equipamento de proteção individual – como máscaras e luvas, e não estão fracionando e ensacaram os alimentos para evitar o contato. O público também não seguiu as orientações corretamente, como o distanciamento necessário, e nem todos estão fazendo uso das máscaras.
A fiscalização municipal e GCM seguem acompanhando o expediente da feira, para evitar a aglomeração de pessoas, e assim a possível a disseminação do covid-19.