As obras da rotatória próximo à Praça Chico Major, no Lavapés, devem terminar antes do Carnaval. Em entrevista a GB, o secretário de Serviços, Aniz Abib Júnior, informou que ao constatar a falência da estrutura e abertura da rotatória, constatou problemas estruturais antigos e mais graves.
“Os pilares e os muros que seguravam as lajes começaram a romper e com interferência da secretaria de Obras e Serviços fizemos o que foi possível, mas chegou a um ponto que a laje afundou mais meio metro, e não dava para colocar os servidores lá dentro. A Prefeitura não dispunha de equipamento adequado”, contou o secretário.
Como medida preventiva o local foi interditado e criado um desvio do trânsito por ruas paralelas, no dia 17 de janeiro. “Entrei lá diversas vezes, e havia coisas que eu não sabia que existia, como um desvio de água muito grande. O Ribeirão do Lavapés tinha uma curva muito forte que diminuía a vazão da água e uma ponte construída por ingleses há muitos anos e duas lajes enormes que precisamos contratar maquinário adequado. Um projeto de engenharia determinou que as duas travessias da rotatória terão tubos de 1,5 metros e 1,8 e 155 aduelas em concreto, fechadas e tipo L, nas dimensões: 2,5 x 2,5; 3,5 x 2,5; e 4,0 x 2,5. As duas aduelas serão abertas para ficar melhor para executar limpezas”, destacou.
O prefeito Jesus Chedid através do Decreto 3.166, determinou “situação de emergência” com prazo de 90 dias nas áreas que margeiam o Ribeirão do Lavapés. “Vamos tentar liberar o trânsito antes do feriado de Carnaval, e um dos lados vai depender das aduelas que estão sendo fabricadas, se der o tempo de cura para instalação. Outra situação é o desvio para outro local, mas será estudado o reforço das lajes. Se tiver como fazer esse acesso a gente termina a obra sem atrapalhar o fluxo de transito”, finalizou o secretário.