“Você pode ter todas as virtudes do mundo na pele, se você não tem sorte ou pessoas para ajudá-lo ao longo do caminho, não servem para nada todos esses presentes. (Zinedine Zidane, jogador e técnico multicampeão)
CHANCE
Em confronto direto na parte de baixo da tabela de classificação, o Bragantino tem ótima oportunidade de sair com 3 pontos de Salvador-BA, onde enfrenta o Vitória. O técnico Pedro Caixinha tem alguns desfalques, e não definiu, por exemplo, como será formado o ataque. Ainda seguem de fora os goleiros Cleiton e Lucão, o zagueiro Lucas Cunha e o atacante Eduardo Sasha. Em se tratando de Caixinha, é difícil imaginar qual a formação inicial, já que as suas alquimias não dão a menor pista.
DE FORA
O time baiano, por sua vez, não poderá contar com Alerrandro, artilheiro da temporada, cujos direitos federativos pertencem ao Bragantino. Como não haverá o pagamento de multa pela sua utilização, ele vai assistir ao jogo das arquibancadas do Barradão.
META
Se antes do início da competição a meta do Bragantino era estar entre os 6 que buscam vaga na Libertadores, ou na pior das hipóteses estar entre os que vão disputar a Sul-Americana, hoje todo mundo no clube se dá por feliz se a equipe não for rebaixada. O que aconteceu com o time, ninguém sabe dizer. Perdeu Léo Ortiz, e só agora o atacante Helinho. Especulações em torno do assunto há de sobra, desde a perda de vestiário pelo técnico, até a fase ruim da maioria dos jogadores.
DESEQUILÍBRIO
A utilização de duas diferentes escalações em competições diferentes, não tem dado o resultado que as equipes esperavam. No meio desta semana foi a vez do Flamengo ser derrotado pelo Fluminense, e com isso se distanciar da briga pelo título do Brasileirão. O rendimento de muitos jogadores, dentre eles o falastrão Gabigol, foi uma vergonha.
SÓ DOIS
Pelo que se tem visto dentro de campo, a briga pela edição 2024 do Brasileiro Série A ficará restrita a Botafogo e Palmeiras. No caso do time carioca, vai pesar muito sua participação na Libertadores. Uma queda inesperada pode gerar desânimo no elenco, fato fartamente observado em outras edições. O perigo é grande. O Verdão, por sua vez, só disputa o Brasileiro, em busca do tricampeonato.
SANTOS
A equipe da vila mais famosa do mundo alterna bons e maus resultados no Brasileiro Série B. A equipe só não volta para a elite no ano que vem, se não quiser. Seus mais diretos perseguidores também cumprem jornadas que não animam ninguém. E se tudo se mantiver como até aqui, os paulistas vão colocar três times no ano que vem: o Peixe, Novorizontino e Mirassol. Por outro lado, o Guarani está quase rebaixado para a Série C.
AMADOR
E mais um certame do futebol amador local tem início neste domingo, desta vez a Série D, cujos dois primeiros colocados sobem no ano que vem para a Série C. São 24 equipes participantes que vão movimentar mais de 350 atletas.