“De tanto ver triunfar as nulidades. De tanto ver prosperar a desonra. De tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.” (Rui Barbosa)
SECULAR
A frase do celebre Rui Barbosa, dita há mais de cem anos, continua vivíssima no Brasil de hoje. É tão abrangente que ser honesto nos dias atuais deixa de ser obrigação, passa pela virtude e desagua na vergonha de o ser.
Quando testemunhamos chefes de organização criminosa sendo soltos por atos monocráticos de juízes do STF, pela porta da frente das cadeias, escoltados por advogados e políticos; quando testemunhamos criminosos fazendo parte do governo federal e sendo denunciados diariamente por corrupção ativa e passiva; quando testemunhamos inocentes, jovens a idosos, sendo condenados com penas de até 18 anos de prisão por crimes que jamais cometeram; quando testemunhamos juízes sendo denunciados pela grande imprensa por venda de sentenças; quando testemunhamos grandes empresários e políticos denunciados por envolvimento com o crime organizado; quando testemunhamos grandes empresários relacionados pela revista Forbes como mais ricos do planeta, dando golpe no Brasil, quebrando empresas e desempregando milhares de famílias, e nada lhes acontece; quando testemunhamos o homem mais rico e poderoso do planeta, Elon Musk brincando de pega-pega com ministro do Supremo Federal, Alexandre de Moraes; quando testemunhamos tantas aberrações protagonizadas por autoridades e políticos que se ajoelham perante a um condenado e descondenado, nada mais nos resta do que cantar Raul Seixas… “Para o mundo que eu quero descer”…
DIREITO DE RESPOSTA
“Em atenção à decisão judicial proferida, vimos esclarecer que a informação publicada na edição do dia 14/09/2024 da Gazeta Bragantina, na coluna “Chute na Canela”, contém uma incorreção que precisa ser retificada. Ao contrário do que foi afirmado, o que ocorreu foi um pedido de substituição para que o Dr. César pudesse concorrer ao cargo de Prefeito. Este pedido de substituição foi protocolado junto à Justiça Eleitoral em 09 de setembro de 204. No caso em questão, é fundamental esclarecer que no dia 09/09/2024 foi distribuída a ata de renúncia de João Afonso Sólis (Jango) e, como consequência, o pedido de substituição que colocou César Alves como candidato a prefeito e Silas como candidato a vice-prefeito.”
NOTA DA REDAÇÃO
Vamos então corrigir por completo um pequeno ato falho cometido pelo advogado da parte do dr. Cesar, ilustre causídico Dr. Rodolfo Roberto Prado, que cravou na petição inicial que a informação não correta reclamada pela parte foi publicada na Coluna “Chute na Canela”, que é dedicada exclusivamente a notícias e comentários esportivos, sobre a lavra do jornalista Wagner Azevedo. Na verdade foi publicada na Coluna da Gazeta.
Portanto, o Direito de Resposta concedido pelo ilustre magistrado eleitoral Dr. Rodrigo Setti Carvalho, está sendo corretamente publicada na Coluna que deu origem à causa.
CANDIDATURAS DEFERIDAS
EDMIR CHEDID (União Brasil): Em manifestação do Ministério Público, no Tribunal Regional Eleitoral, na terça-feira (17), foi confirmada e aprovada a candidatura à prefeito de Edmir Chedid (UB), em segunda instância e deve ser agora analisada pelos magistrados. O parecer do MP considera também, uma vez que há decisão tomada em acaso análogo pelo Tribunal Superior Eleitoral, que o vínculo entre o candidato e seu pai Jesus Chedid (falecido no cargo de prefeito em 2022) deixou de existir com a morte. Isso contrapõe os quatro pedidos de impugnação das coligações adversárias. Agora aguarda-se a manifestação dos magistrados do TRE para consolidar de vez a candidatura de Edmir Chedid. O site do TRE registra a candidatura como Consta da Urna e Deferido com recurso.
Dr. CESAR (AGIR): Entrou em substituição ao candidato da coligação Podemos /Agir, João Afonso Sólis, o Jango, que renunciou pelos motivos que todos já sabem. No site do TER constava até ontem às 18h00, que seu nome consta da urna e sua candidatura está pendente de julgamento.
Os demais candidatos, José de Lima, (PSD); João Carlos Carvalho (SD) e Tania Clemente(PSOL) estão deferidos e os nomes constam da urna.
BRUNO SUCESSO (SD): Candidatura a vereador impugnada no primeiro momento e depois deferida. Coligação do União Brasil contestou o deferimento e no site do TRE, ás 18h05 de ontem, constava Deferido com Recurso.
O QUE É DEFERIDO COM RECURSO
O Tribunal Regional Eleitoral esclarece:
Deferido com recurso
Candidatura regular e com pedido de registro julgado deferido; no entanto, há recurso interposto contra essa decisão e aguarda julgamento por instância superior.
O site do Tribunal estava desatualizado, (pois até as 18h30 de ontem continuava constando, deferida com recurso) considerando que na noite de sábado (16), às 21:h28, o TRE publicou acordão do julgamento que não acatou o recurso do União Brasil. Portanto a candidatura de Bruno Sucesso, salvo melhor juízo, está Deferida sem óbice.
JANGO
O ex-candidato Jango que renunciou à candidatura de prefeito por “ene” motivos, entrou na Justiça pedindo direito de resposta porque a Gazeta publicou alguns dos motivos de sua renúncia. O juiz, no entanto, julgou pela ilegitimidade de Jango para propor a ação e extinguiu o feito.
REFLEXÃO: Salmos – 15: 1-5
1 SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte?
2 Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.
3 Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhum opróbrio contra o seu próximo;
4 A cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que jura com dano seu, e contudo não muda.
5 Aquele que não dá o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente. Quem faz isto nunca será abalado.