Considerada uma das maiores provas de Downhill Urbano do mundo, a Descida das Escadas de Santos retorna após 4 anos e chegará à sua 18ª Edição nos dias neste final de semana, no Morro do Pacheco na cidade do litoral.
A prova, temida e desafiadora, reúne os 100 melhores pilotos brasileiros e estrangeiros em um percurso de 650 metros de escadas com obstáculos de madeira, desafiando a inclinação de ponta cabeça.
Os pilotos iniciaram a experiência ontem (8) com treinos livres, reconhecendo o percurso à pé e realizando 2 descidas de treino. Hoje, ocorre a prova por categorias, seguida da premiação aos atletas.
Amanhã (10) a competição é especial, com os 10 melhores atletas classificados ontem disputando uma prova transmitida ao vivo pela TV a partir das 10h, alcançando uma audiência de 140 países. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas acompanhem o evento presencialmente.
Nesta edição, 4 pilotos bragantinos participarão: Bruno Gayer “Chupim” (Professor ADES/SEMJEL), Nicolas Bacci (equipe ADES/SEMJEL), José Ambrósio (Bolsista do projeto Bolsa Atleta em 2023) e Júlio Giani, representando Bragança Paulista internacionalmente.
Bruno Gayer “Chupim” é um atleta experiente, com 3 vitórias e 2 vices nas categorias que participou desde 2006, destacando-se em 2013 como o 7° melhor tempo geral de domingo e o 3° melhor brasileiro do evento.
O Downhill Urbano, vertente do mountain bike, combina habilidades técnicas, velocidade e adrenalina em um ambiente urbano, exigindo equipamentos adequados e domínio de técnicas específicas para uma prática segura.