A eficiência das políticas públicas da administração municipal voltadas ao Meio Ambiente, foi referendada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O município é o único do Estado a alcançar nota A em indicador de efetividade do setor.
Ao divulgar o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), o Tribunal de Contas divulgou também as notas para cada um dos sete setores da administração avaliados. No chamado i-Amb, somente Bragança Paulista chegou à nota máxima possível, que é A, é considerada altamente efetiva.
Das 644 prefeituras avaliadas (somente a capital paulista não entra no índice), apenas 25 chegaram à nota B+ (muito efetiva), outras 80 ficaram com B (efetiva), 100 com C+ (em fase de adequação) e a grande maioria, ou 438 prefeituras, com nota C, que é considerada baixo nível de adequação.
Na região Bragantina e Circuito das Águas, a grande maioria das cidades ficou com a nota C. Bragança, que havia obtido B+ na avaliação do ano anterior (2022), já considerada alta, agora tornou-se a única com nota A.
“Nossa Administração mostra que é possível a cidade crescer e progredir de forma sustentável. Conseguimos aliar o desenvolvimento econômico com a proteção ao meio ambiente e seguimos trabalhando para oferecer cada vez mais qualidade de vida à população”, destacou o prefeito Prof. Amauri Sodré.
“Entendemos que há muito a se fazer, mas o índice mostra que estamos no caminho certo. Pedimos ainda a colaboração de toda a população bragantina. Cuidar do meio ambiente é um dever de todos”, comentou a Secretária do Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk.
O IEG-M mede a eficiência das prefeituras paulistas, com foco em infraestrutura e processos. São avaliadas as políticas públicas em sete setores da administração: saúde, planejamento, educação, gestão fiscal, proteção aos cidadãos (Defesa Civil), meio ambiente e governança em tecnologia da informação.
O i-Amb mede os resultados das ações relacionadas ao ecossistema que impactam serviços e a qualidade de vida do cidadão. O índice oferece elementos que subsidiam a ação fiscalizatória do Tribunal de Contas e da sociedade.
Referência no Estado – Além de ser a melhor classificada no IEG-M do Tribunal de Contas na área ambiental, Bragança Paulista está no Top 3 do Programa Município VerdeAzul, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo. Com 98 pontos, a cidade não apenas se destacou no último ranking do programa, assegurando a terceira posição entre as 412 participantes, mas também atingiu a maior pontuação de sua história.
São inúmeros os projetos que colaboram para os resultados positivos na gestão ambiental do município. A Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e com parceria com as demais Secretarias Municipais, têm desenvolvido projetos e ações que levam a cidade a se destacar.
Entre eles, está a plantação de mais de 25 mil árvores, o atendimento de mais de 17 mil cães e gatos pelo Castramóvel, milhares de atendimentos pelo SAMUVET, atividades de Educação Ambiental em todas as escolas municipais, expansão da rede de esgoto, exigência de práticas ambientais em novos empreendimentos, expansão da coleta seletiva, programa de pagamento por serviços ambientais, Ecopontos no Posto de Monta e no Planejada II, iluminação LED, implantação do novo viveiro para o cultivo de mudas, o Viveiro Municipal Floresta do Amanhã “Paulo Roberto Soriano Acedo”, ações no Parque Ecológico do Tanque do Moinho, implantação do espaço PET no Lago do Taboão entre muitos outros.