“Driblar é dar aos pés astúcias de mãos.” (João Cabral de Mello Neto, poeta)
AMANHÃ
Bragantino e Palmeiras se enfrentam amanhã na volta do Brasileirão depois de uma semana de paralisação. O jogo é em Bragança e se o Massa Bruta deve mandar força máxima a campo, no Palmeiras ninguém sabe dizer que time vai ser escalado. O Verdão chegou ontem da Argentina, depois de enfrentar o Boca Juniors pela semifinal da Libertadores. Como pega o mesmo Boca no jogo de volta, na semana que vem, é difícil prever quem o técnico Abel Ferreira vai escolher. Mais um jogo entre os compatriotas Abel e Pedro Caixinha. A partida terá início às 18h30.
TODOS
Nos treinos da semana, o técnico Caixinha deixou mais ou menos alinhavado quem inicia a partida. Até o zagueiro e capitão Léo Ortiz, deverá estar entre os titulares, além das voltas de Aderlan, Helinho e Eduardo Sasha.
PÚBLICO
A expectativa de público para a partida é de pelo menos 10 mil pagantes. Claro que considerando, pelo menos, 3 mil palmeirenses.
JANEIRO (I)
O jogador Alejandro Viniegra, que pertence ao Bragantino, está atuando no Brasileiro Série B pelo Ituano e tem sido elogiado por seu desempenho. Joga como meia e seria interessante se fosse reintegrado ao elenco do Massa Bruta a partir de janeiro. O jogador tem futuro.
JANEIRO (II)
Ainda com relação a janeiro de 2024, seria oportuno que a diretoria, desde já, pensasse em organizar uma barca para zarpar logo que o ano novo raiar. Tem muito jogador que não ajuda nem a compor elenco.
ESCAPOU
O jogador Thonny Anderson, que tem seus direitos federativos presos ao Bragantino até 2025, escapou de suspensão por pelo menos um ano e meio, como outros jogadores, no julgamento realizado pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por participação na Operação Penalidade Máxima. Enquanto um foi banido, outros pegaram ganho de 720 dias + multa e também 360 dias + multa. Anderson só vai ter que pagar a multa, de R$ 40 mil.
BRIGA BOA
A disputa pelas quatro vagas na elite do futebol brasileiro no ano que vem nunca foi tão renhida como a que estamos vendo no Brasileiro Série B deste ano. A esta altura do certame, com 29 rodadas já realizadas, pelo menos 9 equipes vão brigar até a última rodada. Dois grandes do Nordeste, Vitória e Sport, ocupam as primeiras posições até agora. O Estado de São Paulo, que tem o maior número de clubes no Brasileiro Série A, cinco, pode ver isso ampliado para sete, se Novorizontino e Guarani conquistarem as vagas. Na outra ponta da tabela, Ituano e Ponte Preta brigam para não cair à Série C.
QUEDA
Depois de liderar por cinco rodadas o Campeonato Francês, o time do Mônaco, do CEO Thiago Scuro, despencou na classificação e ocupa agora o quarto lugar, fora da zona de qualificação para a Champions League do ano que vem. O certame mal começou, é bem verdade, mas equipes que patinaram no início, recuperaram o fôlego.
DOMINGO
Para aqueles que gostam de futebol amador, opções não vão faltar amanhã: no período da manhã, 19 partidas pelo Campeonato de Menores e, no período da tarde, seis confrontos pelo Amador Série B.