DELICADA (I)
O Bragantino, com a derrota para o São Paulo, começa a ficar em situação delicada no campeonato, embora esteja a 7 pontos da Zona de Rebaixamento. O problema é que os próximos cinco jogos são difíceis, contra times que brigam pelo título e uma classificação para a Libertadores. Exceção feita ao primeiro, no domingo, em casa, diante do Ceará, mas que pode ser tornar difícil pela situação ruim do Vovô, que também vem de derrota para o rival Fortaleza.
DELICADA (II)
Depois, uma sequência indesejável: Corinthians, Palmeiras, Atlético Mineiro e Internacional. Se não houver reação imediata, na 27ª rodada pode estar no Z4. O problema maior é saber se o time de Barbieri tem poder de reação e se o futebol que vem sendo jogado é suficiente. Diante do São Paulo o que se viu foi um futebol ruim, com esquema tático conhecido e que parece não surpreender mais os adversários. Mesmo nos jogos em que venceu, o futebol mostrado não convenceu.
MUDANÇAS (I)
O técnico Maurício Barbieri não tem conseguido promover mudanças no time, principalmente na forma de jogar. Diante do São Paulo ficou evidenciado que o seu repertório é limitado e que jogadores que não são titulares também deixam a desejar. Fato é que a campanha deste ano é muito ruim, com 8 vitórias, 8 derrotas e 6 empates, e o ataque, que era o segundo melhor, emperrou nos 32 gols e agora é o quarto mais efetivo. Por outro lado, a defesa é a sexta pior, dentre 20 agremiações.
MUDANÇAS (II)
A pergunta que não quer calar, é como Barbieri vai mudar esse time com as contratações que a diretoria fez, todas de jovens atletas e sem qualquer participação em jogos da magnitude do Brasileirão. Chegam como ‘jóias’ e a maioria, com o passar do tempo, vira bijuteria. Esse filme é conhecidíssimo.
CRISE
Um resultado negativo no próximo domingo, em casa, diante do Ceará, pode desencadear uma crise que pode afetar a sequência dos jogos. Ou se estanca a ‘sangria’ de derrotas, ou a coisa vai ficar fora de controle.
ARTILHEIRO
As explicações podem ser muitas, os motivos também, mas difícil entender o empréstimo de Ytalo, artilheiro do time, em meio ao segundo turno, com um Bragantino cujos atacantes não correspondem. Nem Gabriel Novaes, nem Jan Hurtado e nem Alerrandro. Este último, por sinal, mais fica no Departamento Médico do que em campo. Outra saída importante foi a de Bruno Tubarão, que joga muito mais que alguns que ainda permanecem no elenco. Mas a diretoria diz saber o que está fazendo. É esperar para conferir.
EXPERIÊNCIA
Meninos da equipe Sub-15 do Bragantino devem estar deslumbrados com a disputa de um torneio internacional na Áustria. Raras são as oportunidades, nessa faixa etária, de sair do País para jogos internacionais. A campanha não foi de todo ruim. Valeu pela experiência.
DECISIVO
Se o Palmeiras vencer ou empatar com o Flamengo no domingo, no Allianz Parque, dificilmente deixará escapar o título. A gordura que o alviverde conseguiu é, de certa forma, bastante confortável. A lembrar que o Flamengo pega o Athletico em Curitiba, pelo jogo de volta da Copa do Brasil amanhã. Mas pega o time titular, não os reservas que estiveram em campo no domingo, no Maracanã. Ou seja, o Palmeiras vai estar mais inteiro. E isso, segundo os entendidos em futebol moderno, é imprescindível.