A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está promovendo atividades para quem quer aprender sobre música e instrumentos. “Tocando Violino” e a Oficina de Luthieria, têm vagas limitadas para as aulas que começam este mês ainda.
No Projeto Tocando Violino as inscrições estão abertas e podem ser feitas através de formulário on-line, para garantir a vaga é necessário fazer a inscrição até o dia 21 deste mês. A capacitação é oferecida para público a partir dos 9 anos e as vagas são limitadas. As aulas começam no dia 22 (terça-feira), no Centro Cultural Geraldo Pereira, localizado na Rua Peru, 26 – Matadouro, e acontecerão em três períodos: das 9h às 11h, das 14h às 16h e das 19h30 às 21h30.
O curso é gratuito e para participar não é necessário ter conhecimento musical. Inscrição através dos links: Turma 1 – https://cutt.ly/WAGru2S (09h às 11h); Turma 2 – https://cutt.ly/aAGrlme (14h às 16h) e Turma 3 – https://cutt.ly/9AGrA7k (19h30 às 21h30)
Voltado para pessoas que tenham interesse em aprender a tocar o instrumento, a qualificação vai abordar a definição das notas musicais e seus devidos tempos, técnicas de postura e manuseio do arco, solfejo musical integrados com o entendimento do que é sustenido e bemol, entre outros temas.
Oficina de luthieria- Também estão abertas as inscrições para as “Oficinas de Luthieria” através do site https://cutt.ly/vAT3imB e seguem até o dia 21. São 10 vagas para público a partir de 16 anos com ou sem experiência.
As aulas terão duração de três horas, das 19h às 22h, às segundas-feiras, na subsede da Associação SOS Vale do Jaguari, localizada na Rua Arthur Bernardes, 266 – Vila Municipal.
Durante a capacitação, o interessado desenvolverá as habilidades e os conceitos da profissão, como a definição da luteria, processo de construção e modelagem do instrumento, lixamento e acabamento e afinação entre outros. Ao final do curso, o aluno estará apto a exercer a função de luthier na construção da viola caipira.
A capacitação será ministrada pelo músico e luthier, Oscar Pavesi, profissional com cerca de 10 anos de experiência no ramo da fabricação de instrumentos acústicos, com ênfase nas violas caipiras.
A luteria é à construção e manutenção de instrumentos musicais, com foco, segundo a história, em instrumentos de cordas feitos em madeira, artesanalmente. Com a evolução dos instrumentos, os luthiers passaram a construir também violões, violinos, violas e, mais recentemente, guitarras e baixos elétricos.
Informações no 4034-6570, pelo e-mail cultura@braganca.sp.gov.br ou pelas redes sociais da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook e Instagram (@culturaeturismobp).