Amanhã, 15 de dezembro, Bragança Paulista chega aos seus 258 anos de fundação. Após muito trabalho e realizações ao longo dos últimos cinco anos, a cidade voltou a ter visibilidade. A Capital Nacional da Linguiça Artesanal e Cidade Poesia, sede nacional do atletismo brasileiro e do clube de futebol Red Bull Bragantino, comemora mais um aniversário cheio de esperanças, pois está preparada para o futuro e aos novos investimentos, em todas as áreas.
Melhorou nos últimos anos em todos os aspectos, tanto na área de infraestrutura, quanto financeira. Há alguns anos era uma cidade sem zeladoria, esburacada, com lâmpadas apagadas e que não tinha crédito para nada. Cinco anos depois, Bragança Paulista “recuperou o seu nome”. A cidade que tinha a nota D do rating de Capacidade de Investimento, hoje tem nota A, abrindo maiores possibilidades de crédito para desenvolvimento do município. Hoje, a Administração Municipal tem as contas e salários dos servidores em dia. Somente com o pagamento de 13º, salários referentes aos meses de novembro e dezembro (que será pago no próximo dia 23) e das férias dos professores, estão previstos mais de R$ 30 milhões injetados na economia local às vésperas do Natal.
E com uma gestão austera e disciplinada, recuperou grande parte de sua malha viária, trazendo inúmeros benefícios aos cidadãos. No período de 2017 a 2021, a Prefeitura recapeou cerca de 800 ruas e pavimentou outras dezenas de novas vias.
Com uma população estimada em 172.346 habitantes, segundo o IBGE, possui uma PIB per capita de R$ 37.813,45; e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,776.
E para o crescimento ordenado da cidade, e a vinda de novos investimentos, precisava mudar o seu Plano Diretor. Agora o município conta com uma lei atualizada, que permite a instalação de novos empreendimentos, em todas as áreas: seja no campo, na indústria, na área de serviços, no turismo, na saúde, educação.
Bragança Paulista é um polo educacional. Conta com quatro universidades (Universidade São Francisco, UniFaat, Universidade Aberta do Brasil e a Universidade Federal de São Paulo), duas faculdades (FESB e FATEC) e escolas de ensino profissionalizantes em diversas áreas. Na Educação Municipal, foram mais de 60 escolas reformadas, creches construídas – zerando a fila de espera por vagas, e tem mais creches e escolas em construção – duas no Henedina Cortez, uma no Jardim Cedro e uma no Jardim Recreio. Todos os prédios da Educação têm câmeras de segurança e em breve, todos os próprios públicos serão monitorados.
A cidade também é um polo cultural, turístico e artístico. São dois museus, o Municipal e o do Telefone, o primeiro do país, o Centro Cultural, um dos maiores monumentos culturais do Estado de São Paulo; a Estação do Guaripocaba, que retrata o período da estrada de ferro bragantina, no transporte da produção cafeeira. O Lago do Taboão – que está todo revitalizado – continua nosso cartão postal, represa do Jaguari, Montanha do Leite Sol, além dos eventos como Festa do Peão e Expoagro, Natal Luz, Carnaval, Festivais de Inverno e Verão, Festa da Linguiça, e tantos outros atrativos movimentam o setor que só cresce na cidade.
É referência na Saúde com duas UPAS, uma Santa Casa que é modelo para o país, e um Hospital Universitário, que atende pacientes de toda a região. Na gestão municipal da Saúde, foram mais de 30 prédios revitalizados, e a construção da Unidade de Vigilância em Zoonoses.
Bragança Paulista possui polos industriais, de comércio, de serviço e agrícolas. Nesta semana, o município conquistou o 2º lugar no Programa “Cidadania no Campo – Município Agro”, do Governo do Estado de São Paulo. Além disso, é uma Estância Climática do Estado de São Paulo que possui exuberantes belezas naturais e qualidade de vida – atualmente a cidade se encontra no 3º lugar do ranking do Programa Município VerdeAzul (PMVA).
“É com muita alegria e satisfação que nós celebramos o aniversário de 258 anos da cidade. Hoje, Bragança Paulista retomou a liderança em nível regional que irá resultar em benefícios para toda nossa comunidade. Parabéns Bragança. ”, declarou o Prefeito Jesus Chedid.
Foto: Secom