Mais uma vez a Operação Bairro Seguro, coordenada pela Guarda Civil Municipal e que tem o emprego das equipes especializadas – ROM – Ronda Ostensiva de Motocicletas, GAM – Grupamento de Apoio Montado – Cavalaria e GOC – Grupamento de Operações com Cães – Canil, além das viaturas de patrulhamento de área, termina de forma positiva para a população bragantina. A ação foi deflagrada na manhã de segunda-feira (20), no Cruzeiro, onde foram apreendidas porções de maconha e cocaína e, na Avenida São Lourenço, onde uma adolescente de 15 anos foi detida com pedras de crack.
O dia começou agitado para as equipes da GCM, que por volta das 10h30 iniciou os trabalhos na região do Cruzeiro. Por ali, checavam denúncia enviada pela Central de Comando Operacional – CCO – da GCM, de que um indivíduo com cabelo curto, de corte marcado, trajando bermuda verde estampada e camiseta escura, estaria traficando drogas na rua Ângelo Luiz Colli. A denúncia ainda apontava que o suspeito escondia a droga em um cano de água.
Imediatamente as equipes da Viatura 01, Canil e ROM foram ao local e avistaram o indivíduo com as características descritas na denúncia e o abordaram. Ele foi identificado e em revista pessoal encontraram escondida dentro de sua veste intima uma porção de maconha e no bolso de sua bermuda R$ 50,00 em dinheiro trocado. Com o rapaz detido, os guardas colocaram o cão farejador Conan em ação e em varredura pelo local encontrou dentro de uma calha, conforme a denúncia, uma sacola plástica contendo em seu interior 19 porções de cocaína e 10 porções de maconha, contendo um adesivo com a bandeira do Brasil, idênticas aquela apreendida com o rapaz detido.
Em consultas de praxe, os GCMs apuraram que ele já tinha passagens pelo crime de tráfico de drogas. O rapaz foi levado ao Plantão Central da Polícia Civil e segundo apurado pela reportagem da GB, e conforme Boletim de ocorrência, enquanto aguardava o atendimento na delegacia, fez ameaças aos GCMs, dizendo frases como: “Vou te pegar a noite”, “Sua farda não vale nada”, e “A família é grande, é muito fácil arrumar um ferro (arma de fogo) ”. O suspeito foi ouvido pelo delegado plantonista Dr. Rogério dos Santos Gimenes, que determinou apenas a apreensão da droga e que fosse lavrado boletim de ocorrência de ameaça contra a vida do GCM, fato que será investigado pela Polícia Civil. Como a droga não estava em posse do suspeito e sim escondida em um cano próximo a onde ele foi abordado, o delegado optou pela liberação do suspeito, para posterior investigação sobre sua participação no tráfico de drogas. Porém, informações levantadas pela reportagem apontam que após liberado, o rapaz foi visto novamente no mesmo local onde foi detido pela manhã.
Sambódromo – Mais tarde, por volta das 15h20, equipe de Canil realizava a Operação na mesma região e ao passar pelo Sambódromo, local conhecido por abrigar alguns pontos de tráfico de drogas, avistou uma jovem que abaixou na calçada, pegou algo embaixo de uma pedra e colocou no bolso. Diante da suspeita e sabedores que ali existe um ponto de tráfico apelidado de “escadão”, a equipe de Canil se aproximou e realizou a abordagem, identificando a garota como uma adolescente de 15 anos.
Os GCM então solicitam o apoio da viatura 13, com equipe composta por uma GCM Feminina para efetuar a revista na jovem. Enquanto aguardavam, os guardas questionaram o que ela estava fazendo ali e o que havia pego no chão, tendo ela confessado aos Guardas que estava traficando drogas e que havia iniciado a empreitada há cerca de 4 dias. Ela ainda entregou aos GCMs oito pedras de crack que estavam em seu bolso. Ela foi revistada e foram encontrados R$ 131 em notas diversas.
Levada até a sede da DISE, o delegado titular da especializada, Dr. Elton Costa, determinou a apreensão das drogas e dinheiro e elaborou boletim de ocorrência, sendo a jovem entregue ao seu responsável para ser apresentada à Promotoria da Infância e Juventude.
Pouco mais de uma hora depois a Equipe de Operações da PM prendeu um traficante com 40 pedras de crack no mesmo local.