Jonathan Alberti
Na quarta-feira (10) representantes da Energisa compareceram à sessão da Comissão Permanente de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, na Câmara de Vereadores, para prestar esclarecimentos sobre a morosidade da empresa em resolver problemas dos munícipes. As graves reclamações feitas na primeira sessão ordinária do ano, envolvem prejuízo financeiro a produtores rurais com constantes quedas de energia, É consenso que o atendimento ao cliente e a demora na solução do problema são os vilões nos serviços oferecidos pela empresa.
A presidente da Comissão, Fabiana Alessandri (MDB), recapitulou as reclamações que recebeu dos munícipes, dizendo que foram muitos os relatos sobre prejuízos financeiros e psicológicos, por conta da falta de energia. “No bairro do Campo Novo, produtores de frango tiveram sua produção prejudicada, com prejuízos incalculáveis, com muitas aves mortas devido à falta de energia. O bairro chegou a ficar 25 horas sem energia”, explicou. A vereadora e presidente da Câmara, Gi Borboleta (DEM), também participou da sessão e voltou a falar sobre a atuação abaixo da média que a Energisa tem realizado em Bragança. “Acho que a Energisa precisa repensar sua forma de atuar em Bragança Paulista. Vocês têm deixado bastante a desejar. A população está descontente. Isso recai sobre nós, vereadores, que temos a outorga de representá-la. Precisamos tomar providências para sanar esses problemas. Estamos aqui para somar, queremos o bem da cidade, e por isso elencamos os problemas para que sejam resolvidos o quanto antes”.
O vereador Gabriel Cintra Gonçalves (DEM) pediu uma atenção maior ao cidadão bragantino. “A gente sabe que a zona rural está sendo muito afetada. São constantes as reclamações. O que mais chama a atenção é que os problemas ocorrem mesmo com clima bom. Se tivesse tempestade, a gente entende problemas como queda de energia, um galho na linha, uma chave” disse o vereador, que ainda cobrou um retorno melhor e mais rápido da empresa às solicitações feitas pelos clientes.
Os representantes da empresa Carlos Eduardo Mariano, coordenador de grandes clientes e Rafael Dantas Costa, gestor de clientes da Energisa, falaram sobre os investimentos feitos e se comprometeram a solucionar os problemas.
Explicações – Carlos Eduardo Mariano falou que os investimentos feitos pela empresa na cidade têm sido constantes. “Não é por falta de investimentos que estamos tendo essa conversa de problemas na qualidade” disse. Segundo Mariano, houve um aumento no número de reclamações sobre a falta de energia e até sobre a demora no atendimento. Porém, ele alega que os trabalhos desenvolvidos nos últimos anos trouxeram uma melhora no serviço, com a diminuição e tempo das interrupções. Para ilustrar, ele explicou que o setor elétrico trabalha com dois indicadores que são fundamentais e básicos para demonstrar a qualidade do fornecimento: o DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – que mede quantas horas, em média, os consumidores ficam sem energia e o FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora -, que mede a frequência com que essas interrupções ocorrem. Segundo ele, os indicadores são medidos de forma mensal, trimestral e anual. Apontou ainda que, segundo a ANAEEL, a Energisa tem o melhor indicador DEC – Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – do país. Ele exemplificou que em 2015, cada consumidor da Energisa Sul-Sudeste, que atende Bragança e Sul de Minas, ficava em média 10,28 horas sem energia, já em 2020, esse número caiu para 4,95 horas. Já no FEC – Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – disse que em 2015 os dados eram de 11,5 horas e teve uma redução para 4,3 horas em 2020. Já na regional leste, que tem 15 municípios e que abriga Bragança, o DEC era de 15,37 horas em 2015 e teve uma redução de 7,75 horas em 2020, número considerado alto em comparação a região Sul-Sudeste, mas segundo ele uma “evolução significativa”. Já no indicador FEC, a região leste estava com 9,45 horas em 2015 e caiu para 6,07 horas, também considerada uma boa evolução. “Sabemos que temos problemas, mas é importante mostrar que esteve bem pior” disse Mariano.
Manutenção – Mariano assinalou que a empresa precisa ter um foco maior nos locais apontados pelos vereadores. “Seria importante receber um ofício da Câmara, para que possamos analisar esses bairros, esses locais apontados individualmente. Zona rural, principalmente aqui em Bragança, sabemos que há muitas árvores, o que interrompe o fornecimento.”
Propôs um plano de ação de resposta rápida. “Me proponho a levantarmos esses locais oficialmente e entrarmos com as equipes de manutenção, temos até drones para chegar onde não conseguimos ir com maior precisão. Fazendo o mapeamento através de inspeção e com a poda das árvores e substituição de equipamentos falhos, essa é minha proposta para darmos em curto espaço de tempo um retorno para vocês”, concluiu o coordenador.
A vereadora Fabiana Alessandri, alegou que os vereadores farão o levantamento dos bairros e detalhes dos locais mais atingidos pela interrupção de energia para oficializar as demandas. Porém, destacou que se a própria empresa fizer um levantamento das reclamações recebidas através do 0800, terá uma base por onde começar. “Não custa aqui para a Câmara indicar, mas se vocês pesquisarem no 0800, o que deve ter de reclamação lá. Se você pegar o Campo Novo, vai ver a quantidade de reclamação que foi feita no 0800. Se separar essas ligações por bairros, vocês mesmos vão saber onde agir primeiro”, disse a presidente da Comissão, que falou que irá passar todas as reclamações e protocolos que ela recebeu.
Os representantes da Energisa também foram cobrados sobre a manutenção constante de podas na Zona rural. Segundo Carlos Eduardo, a Energisa não faz podas de forma preventiva, apenas emergenciais. O vereador Cintra pediu que a empresa faça uma manutenção na Zona Rural, como limpeza da linha e limpeza de poda. “Isso é o mínimo que a Energisa poderia fazer. Os números são bonitos de a gente ver, os investimentos, parabéns. Mas tem que chegar isso para o consumidor, ele que tem que ver. Não adianta falar de números e avanços, se o consumidor quer que a energia não falte”. Segundo ele, o Jardim das Palmeiras, na véspera da passagem de ano, ficou 3 horas sem energia e teve a rede reestabelecida às 23h45.
Investimentos – Na região Leste, que atende Bragança, Carlos Eduardo, revelou que em 2018 foram investidos R$ 27 milhões, outros R$ 37 milhões em 2019 e, no ano passado, R$ 31 milhões, que totalizaram R$ 95 milhões. Entre as melhorias realizadas, a construção da subestação em Extrema. Ele explicou que essa subestação “fecha um anel” com a subestação de Bragança Paulista, no bairro do Toró, ou seja, vai e volta para a cidade, melhorando a instabilidade do sistema e permite uma manobra em caso de necessidade, como a subestação de Extrema abastecer Bragança e vice e versa. Ele disse que também foi adquirida uma subestação móvel, que pode ser usada em caso de manutenção no equipamento. “Temos programado para esse ano toda reconstrução da comunicação entre as subestações, com fibra ótica e sistemas mais modernos, a instalação de mais religadores de linha, automatização, mudança de redes”, enfatizou.
Também explicou que quando a Energisa assumiu a concessão, priorizou a instalação dos religadores de linha automáticos e que de 2015 a 2020 foram instalados 567 desses aparelhos, que são controlados remotamente pelo centro de operações da empresa em Presidente Prudente. “A partir deste ano, vamos partir para o Self-healing, um sistema de inteligência que enxerga o trecho com defeito e faz as aberturas e fechamentos de linha de forma automatizada, sem interferência humana”, finalizou.
Contato – Os representantes da Energisa divulgaram um contato da empresa via WhatsApp, através do número (18) 99120-3365 para facilitar a comunicação com os consumidores. Segundo disseram, muitas pessoas têm dificuldade para entrar em contato, às vezes por sobrecarga no número de linhas para atendimento. Através do WhatsApp pode ser reportado o problema, pedida a segunda via, troca de titularidade, entre outros. Também foi falado sobre o aplicativo Energisa On, que oferece informações à população, consulta de débitos, consumos, entre outras informações importantes, além do site e do 0800-7010326.