Fabricante das marcas Personal, Sym, Snob e Kiss, entre outras, a Santher Fábrica de Papel Santa Therezinha S.A anunciou a venda de 100% de suas ações ordinárias para a joint venture H&PC Brazil Participações S.A., controlada pelas empresas japonesas Daio Paper Corporation (51%) e Marubeni Corporation (49%), numa transação cujo preço de aquisição líquido de endividamento é de R$2,303 bilhões (dois bilhões e trezentos e três milhões de reais).
Para a Daio, líder asiática na produção de papéis tissue e de produtos para cuidados pessoais, a transação representa uma oportunidade atrativa de entrar no mercado brasileiro onde a demanda por bens de consumo, incluindo o de cuidados pessoais, deve aumentar significativamente. A empresa tem planos de estender o negócio para as regiões da América do Sul e conquistar clientes interessados em produtos de alto valor agregado nas regiões do oeste e sul da África.
A Marubeni considera a expansão no mercado internacional dos produtos H&PC (papel higiênico, fraldas descartáveis, absorventes femininos, guardanapos, etc.) como uma nova oportunidade de crescimento e prevê fornecê-los com alta qualidade em todo o mundo, e, ao mesmo tempo, contribuir para um ambiente sustentável e um estilo de vida seguro e confortável.
Segundo José Rubens de la Rosa, CEO da Santher, o negócio compreende a ampliação e diversificação do portfólio de produtos Santher. “Vamos agregar às nossas potencialidades de gestão e governança, recursos financeiros e sinergias, bem como tecnologias de produtos e processos, e melhorando o atendimento às sociedades brasileira e latino-americana”, afirma de la Rosa.
Confiança na Economia Brasileira – A Daio e a Marubeni decidiram entrar conjuntamente no mercado brasileiro atraídas pela perspectiva de significativo crescimento populacional e pelo desenvolvimento econômico do país, onde se verifica notável expansão da demanda para bens de consumo (incluindo produtos de cuidados pessoais). O mercado de H&PC brasileiro é o quarto maior mercado do mundo, com a marca anual de crescimento de 5,6% (produtos de papel doméstico) e 5,4% (fraldas descartáveis) nos últimos cinco anos.
Os novos acionistas acreditam no amplo potencial da Santher para aumentar sua rentabilidade pela aceleração de seu processo de reorganização do sistema produtivo e implementação de medidas para estimular o crescimento da companhia. Os novos controladores reconhecem a força das marcas Top of Mind da Santher e irão potencializar este valor com a introdução de produtos premium. Planejam dar início à fabricação e distribuição de fraldas adultas, e reforçar o foco em produtos B2B de rápido crescimento para hospitais e clínicas pela introdução de novas tecnologias.