Reeducandos integrantes dos programas da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, que se encontram no sistema prisional da cidade em fase final de cumprimento de pena, estão auxiliando nos trabalhos de zeladoria, realizados pela Secretaria Municipal de Serviços.
A participação desses homens se dá através de convênio entre o município e o Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Administração Penitenciária.
Cada zeladoria contará com um grupo de reeducandos, no auxílio a serviços de limpeza e manutenção da cidade, principalmente no corte de mato. Esta semana, alguns trabalhos já tiveram o auxílio desses grupos em áreas como o reservatório de detenção de cheias, “Piscinão Califórnia”, na Avenida Alberto Diniz, entre outros locais.
Obter uma segunda chance e ser reinserido na sociedade, são desejos de boa parte daqueles que se encontram cumprindo pena no sistema prisional em todo país. No Estado de São Paulo, foram criados programas pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, para proporcionar a reinserção através de ações que promovam a cidadania.
A participação dos reeducandos na zeladoria do município, será de grande importância, tanto no reforço da mão de obra, frente às manutenções realizadas em toda a cidade, quanto no aprendizado e desenvolvimento dessas pessoas que serão reintegradas à sociedade.