“Em havendo olhos maus, não há obras boas”. (Padre António Vieira)
OBRAS
A Prefeitura está realizando obras de contenção de enchentes na avenida José Gomes da Rocha Leal, que impõe o fechamento da mão de direção sentido Lavapés/Taboão. Uma obra de alta complexidade que requer paciência da população, em especial dos comerciantes da região que se sentem prejudicados pela obstrução da avenida.
Não tiro a razão dos comerciantes, que estão bastante lesados pelas restrições que envolvem a pandemia, porém uma obra corajosa e cara como a de contenção de enchentes, requer uma pouco mais de paciência de todos nós. Por outro lado, a Prefeitura precisa agilizar o ritmo, até porque nos próximos 60 dias começa a temporada das águas.
Como diz o prefeito Jesus, “As vezes é necessário piorar, para melhorar.”
NUVENS
A pandemia tem servido de nuvem para tornar despercebido certas situações que envolvem obras em áreas públicas e particulares, como em casos de invasões de áreas de domínio do DER, em áreas de preservação ambiental, etc.
A pandemia tem sido utilizada também politicamente para criar tempestade em copo d`água que objetivam construir palanque. Aproveitando-se da situação, há pessoas que estão criticando eventos culturais alegando aglomeração, mesmo sabendo que os protocolos de segurança permitem presença de 40% de público, da capacidade total de locais, como restaurantes, supermercados, eventos etc.
Então, fica um bate-boca nas redes sociais promovido por aqueles que olham tudo com olhos do mal, como disse Padre António Vieira. Coisa típica da pequenez dos inconformados, que ainda sentem o flagelo eleitoral imposto pela população nas eleições de 2020, que os empurram para o ostracismo, se não para, definitivamente, o fim da vida pública.
UM OLHO NO PADRE, OUTRO NA MISSA
Esse provérbio português talvez sirva de alerta para algumas situações. Não vai aqui nenhuma acusação ou suspeita sobre o trabalho dos servidores públicos ou empresas que prestam serviços ao poder público.
Porém, há sempre os teóricos da conspiração que resolvem praticar seu instinto maquiavélico para, com a mão do gato, reduzir intensidade de obras e serviços ou até mesmo paralisá-las visando testar seu poder de domínio sobre as pessoas, por questões meramente vingativas. No cotidiano, costumamos chamar essa atitude de “tirar o pé”.
Portanto, senhores do Poder, fiquem com um olho no padre e outro na missa.
CIDADÃO BRAGANTINO
A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, nas comissões permanentes adequadas, a concessão de título de Cidadão Bragantino ao advogado Oswaldo Zago. A indicação é do vereador Tião do Fórum (DEM). Parabéns à Câmara Municipal, ao vereador Tião e ao ilustre homenageado. Uma decisão que confere a mais alta honraria do município a quem realmente merece.
2022 ESTÁ CHEGANDO
O controle da pandemia será um dos cabos eleitorais mais influentes nas próximas eleições.
Na esfera federal, os candidatos à presidência, senado e Câmara, a disputa poderá ser mais acirrada que as anteriores. Isso porque a turma da esquerda e centro-esquerda está procurando chifre em cabeça de cavalo para comprometer o governo Bolsonaro em supostos esquemas de corrupção. Entendo que as armações que geraram a CPI da COVID foi transformada em um teatro de horrores políticos. Nas sessões que assisti, os “sete bandidos” ditos pelo presidente estão mais preocupados em macular as imagens do presidente e do Brasil do que realmente investigar a possibilidade de manobras e corrupção envolvendo compras de vacinas.
Cada sessão é uma baixaria só. São ofensas, acusações, confronto ideológico, humilhação de depoentes, ataques a vida pessoal de senadores e depoentes, enfim, é um balacobaco que até o saudoso Sargenteli, criador do termo, ficaria horrorizado. Investigação séria mesmo, é zero.
A MESA DA CPI
A mesa diretora da CPI, já é uma vergonha. O presidente Omar Aziz, ex-governador do Amazonas, está sendo judicialmente acusado de desviar R$ 230 milhões da Saúde de seu estado; o relator, senador Renan Calheiros, tem uma capivara só invejável pelo comando das organizações criminosas. Que moral tem esse pessoal para apontar dedos ou mesmo investigar qualquer suspeita de corrupção? É uma CPI fabricada, suspeita e totalmente parcial. O que eles querem mesmo é execrar o presidente da República. Estão nem ai para o Covid. Uma vergonha!!!
GESTÃO
Bragança não aparece na lista mais recente em que 512 municípios do Estado de São Paulo apresentam indícios de comprometimento da gestão orçamentária. O levantamento é do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) e foi divulgado no início da semana. Das 644 administrações fiscalizadas pelo TCE, 565 delas – um percentual de 87,7% – apresentaram um quadro que indica comprometimento na gestão orçamentária. No total, 189 municípios estão com a arrecadação abaixo do previsto. Nos primeiros quatro meses do ano, 143 tiveram gastos excessivos com pessoal frente ao teto previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que leva em conta o porcentual da Receita Corrente Líquida (RCL) utilizado para a finalidade
ISENÇÃO
A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) autorizou a isenção de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a materiais médico-hospitalares destinados ao tratamento da Covid-19. São stents (espécie de mola que ajuda a desobstruir artérias), espirais anti oágulos, clipes venosos, entre outros, que chegarão mais rápido aos hospitais para salvar vidas. Pelo Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 49 de 2021, da Mesa Diretora, os materiais serão acrescidos a uma lista de produtos isentos de ICMS que vigora desde 1999, em acordo com outros Estados e a União. Esse tratado é feito no Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que recentemente ganhou novas regras para facilitar a adoção de políticas públicas tributárias.
SUSPENSOS
Após convocação extraordinária do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Carlão Pignatari, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação aprovou ontem o texto final do projeto que suspende mandados de reintegração e tomada de posse, despejos e remoções judiciais ou extrajudiciais durante a pandemia. A responsabilidade por convocar reuniões de comissões é do presidente do colegiado, mas neste caso, para garantir celeridade ao processo, o chamamento foi feito pelo presidente do Parlamento em caráter extraordinário. Com a aprovação na comissão, a matéria segue agora para sanção ou veto, total ou parcial, do Executivo, no prazo de 15 dias úteis.
REFLEXÃO: SALMOS 32: 1-11
1- Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto.
2- Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano.
3- Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia.
4- Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. (Selá.)
5- Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado. (Selá.)
6- Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão.
7- Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. (Selá.)
8- Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.
9- Não sejais como o cavalo, nem como a mula, que não têm entendimento, cuja boca precisa de cabresto e freio para que não se cheguem a ti.
10- O ímpio tem muitas dores, mas àquele que confia no Senhor a misericórdia o cercará.
11- Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; e cantai alegremente, todos