FRASE: “Todos os homens podem cair num erro, mas só os idiotas perseveram nele. ” (Cícero)
ORGANIZADA
O sistema viário do centro urbano de Bragança está bem organizado. Obviamente não agrada 100% da população porque sempre haverá aqueles que tem dificuldade de se adaptar à modernidade. A administração de Jesus/ Amauri tem se preocupado, como pode ser percebido pelas obras já executadas no sistema, em reorganizar a cidade que estava semidestruída até 2016, quando assumiu. Jesus foi reeleito em 2020 com votação consagradora e, nesses quatro anos e 120 dias, a cidade adquiriu uma aparência real de limpeza e organização.
As obras do sistema viário do Taboão, incluindo a Praça da Poesia, as obras extremamente complicadas da Praça Chico Major, que exigiu esforço gigante de engenharia para solucionar o problema do ribeirão Lavapés, acrescidas da reurbanização do entorno e organização do tráfego da rua Dona Carolina até a praça da Bíblia, são exemplos incontestáveis da determinação do prefeito em reconstruir e modernizar o centro urbano.
NEM TUDO SÃO FLORES
Não é fácil e, não é para qualquer administrador público reconstruir uma cidade arrasada pela incompetência de governos anteriores. A cidade cresceu e os prefeitos anteriores ficaram parados no tempo, na brisa e na soberba.
O prefeito Jesus tem sido um gigante nesse processo de reconstrução da cidade que, aliás, está bem avançado.
Porém, nada é perfeito, principalmente na administração pública onde egos exacerbados, imodéstia e competição nada exemplares em alguns casos, podem conduzir a erros que fatalmente refletem em prejuízos políticos e ao Erário. É nesse ponto que, acredito, o Executivo tem tido muito trabalho para equilibrar o comportamento de algumas secretarias.
A CÂMARA
A composição política do Poder Legislativo, eleita em 2020, é um fator importante para o Executivo que tem a maioria necessária para não travar nada. A minoria, teoricamente composta por vereadores do PTB, PV, PSB e Podemos, pode fazer barulho como um franguinho de jacá que cacareja o tempo todo, esperneia, mas não vai a lugar nenhum. Produzem barulhos irritantes, mas nada além disso.
Por causa da pandemia, os vereadores só se reúnem virtualmente em caso de sessão extraordinária, porque um dispositivo incluído no Regimento Interno da Câmara, na gestão da ex-vereadora Beth Chedid, impede que sessões ordinárias sejam realizadas. Desde a posse dos 19 vereadores em janeiro, não tem sessão ordinária e nem pauta para Ordem do Dia.
Em conversa recente com a atual presidente, Gi Borboleta, esse dispositivo do Regimento deverá ser excluído oportunamente.
Uma decisão sensata da presidente, porque nada justifica que os 19 vereadores fiquem sem se reunir, mesmo que virtualmente, por causa da pandemia.
REDES SOCIAIS
As redes sociais têm sido utilizadas pelos vereadores para postar mensagens a seus eleitores, publicando reivindicações prometidas em campanha eleitoral, críticas e sugestões, porém fica tudo no virtual, nada se materializa em benefício do povo. Enfim, só discurso. O trabalho de vereador não se resume só a discurso e tráfego de papel entre os poderes.
SUSTO
Ontem de manhã a cidade foi surpreendida com a notícia sobre a queda que o prefeito Jesus sofreu em sua residência e foi socorrido ao HUSF. O boletim médico acusou traumatismo craniano e a internação na UTI para observação.
Antes que as más línguas inventem que Jesus está com Covid, lembro que ele já foi vacinado com as duas doses da Coronovac, portanto, está imunizado. Desejo pronto restabelecimento ao prefeito Jesus.
HORÁRIO
O Governo do Estado alterou o horário de funcionamento dos setores de Comércio e Serviços. Até então, podiam dar atendimento público das 11h às 19 horas. A partir de hoje, podem funcionar (1) das 6h às 20 horas, com 25% de capacidade de pessoas dentro dos estabelecimentos.
PRESTAÇÃO DE CONTAS
Dezessete dos 644 responsáveis por comandar prefeituras no Estado deixaram de prestar, ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), os comprovantes do uso do dinheiro público em 2020. O não envio dos documentos fiscais dos recursos utilizados para análise da Corte configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, que vão desde a perda da função pública até a proibição de contratar com o poder público ou receber benefícios e incentivos fiscais. Todas as prefeituras da Região Bragantina entregaram a documentação.
ELEIÇÃO
Os motes dos principais candidatos à presidência da República, no ano que vem, vão ser: negacionistas x corruptos. Ou em bom português, Bolsonaro x Lula. Os programas políticos eleitorais vão estar recheados com fotos, vídeos, depoimentos e acusações sobre os dois temas. Fica a expectativa de aparecer uma terceira via, confiável, para que o eleitor tenha opção fora da disputa entre “direita x esquerda”.